• APROVADOS: LDO e FUMDEMA •
16 de setembro de 2015

Executivo Municipal encaminhou e aprovou na Câmara o Projeto da LDO, a Aquisição de Veículo e a Criação do CMMA e do FUMDEMA

Fotos do acervo do Município
Na noite da última segunda-feira (14.09.2015) na sessão da Câmara de Boa Esperança do Iguaçu, os Vereadores aprovaram dois projetos de leis e encaminharam mais três para análise das comissões. Todos os 05 Projetos de Lei foram encaminhados pelo Executivo Municipal.

Foi provado o projeto de Lei nº 022/2015, que aprova o orçamento do município para o ano de 2016 - LDO.

Já o projeto 025/2015, aprova a alteração da Lei Municipal nº 276 de 09 de abril de 2014, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA e o Fundo Municipal de Meio Ambiente FUMDEMA do Município.

Segundo a justificativa do administrativo para a alteração, é para que tenha maior interação entre as secretarias de recursos hídricos e turismo, já que agora estão interligadas.

Em entrevista à Radio Jovem Prata os Vereadores da Casa Sérgio de Souza e Givanildo Trumi comentaram a respeito dos projetos aprovados, “Hoje aprovamos dois importantes projetos para Boa Esperança o 1º é a aprovação das diretrizes orçamentárias para o ano de 2016 do município, que estabelece as metas e as prioridades administrativas para o próximo ano, salientado que é de grande importância a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) pois através dela é onde fica determinado onde o administrativo tem que investir com maior urgência” afirmou Trumi, que ainda destacou uma importante reunião que os vereadores tiveram com o prefeito na tarde da segunda-feira, onde foi debatido a respeito da contenção de gastos, neste período de crise.

O vereador Sergio de Souza se manifestou a respeito de um recurso do governo do estado no valor de R$ 250 mil que foi aprovado na última sessão, “O recurso veio através de uma emenda do Deputado Estadual Paulo Litro e vai beneficiar o município com a aquisição de uma Vam para 18 pessoas e mais dois veículos pequenos, ficamos felizes em ver que nossos deputados estão empenhados em trazer recursos para os pequenos municípios, o Deputado Paulo Litro está sempre atendo e nos recebe muito bem quando vamos ao seu gabinete em busca de recursos para Boa Esperança do Iguaçu, parabenizamos pelo seu trabalho e a ao Governador que mesmo em tempos de crise busca suprir as necessidades dos município”, finalizou o vereador.

O prefeito Claudemir Freitas, que estava presente na sessão, usou a palavra livre para justificar algumas atitudes do administrativo e chamar a atenção para algumas medidas que deverão e que estão sendo tomadas pelo administrativo, para a contenção de gastos.

Os projetos que foram encaminhados para as comissões analisarem e dar parecer, foram os projetos de lei 027/2015, onde o prefeito submete à apreciação da casa a proibição a exploração do gás de xisto no município pelos métodos de fratura hidráulica, “fracking”.

Projeto 028/2015 que solicita abertura de crédito suplementar no valor de R$ 179.300,00, que deverá ser destinado a secretaria de saúde, para suprir despesas com reformar e pessoal.

Projeto 029/2015 que estabelece a obrigatoriedade do fornecimento gratuito pelo município da distribuição de fraldas descartáveis para pessoas com deficiências e idosos. Os mesmos serão analisador e terão parecer na próxima sessão.

Grazy Sandrin – Jornal Folha do Lago
Fonte: Texto do Jornal Folha do Lago - Grazy Sandrin