• 21 - Dia Estadual de Protestos •
17 de setembro de 2015

Boa Esperança do Iguaçu, após reunião com Vereadores e Secretários o Executivo aderiu a Paralisação Estadual das Prefeituras

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa / Acervo
O prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas se reuniu com os vereadores na última segunda-feira para discutir medidas importantes para conter e amenizar a crise que assola o município a exemplo da situação da grande maioria dos demais no país.

Na oportunidade o prefeito relatou as dificuldades da prefeitura que haviam sido previstas devido à falta de repasses do governo federal, verbas que deveriam ser recebidas, mas que perante a crise foram cortadas ou contingenciadas.

O prefeito Claudemir Freitas ressaltando que os municípios estão tendo dificuldade para cumprirem suas obrigações. “As prefeituras vão ter que elaborar uma programação para os pagamentos dos servidores, como salários e décimos terceiros, pois a crise é geral” salientou o prefeito.

CONTENÇÃO DE GASTOS

Nesta quarta-feira 16 de setembro de 2015 foi realizada reunião com secretários e assessores, esses encontros tem como objetivo elaborar mecanismos e planejamentos que ajudem aliviar os efeitos da crise, com medidas que aumente receitas e diminuam as despesas. A 1ª decisão da reunião é que apartir desta sexta-feira cada setor apresentará ao chefe do executivo um plano individual de contenção de gastos.

Durante a reunião foram feitos comparativos com rendas dos anos anteriores, estudando as situações para elaboração de soluções, de acordo com o prefeito a população será comunicada com esses dados pelos meios de comunicações e pelos vereadores.

O prefeito e o chefe de gabinete Antônio Bianchini veem participando das sessões da Câmara de vereadores, onde assuntos importantes são discussões toda segunda-feira. Freitas novamente destacou a importância da parceria com os vereadores nos momentos bons e ruins.

MOBILIZAÇÃO – 21 DE SETEMBRO

O prefeito destacou que no dia 21, será um dia de mobilização a respeito da crise. “O próximo dia 21 será de mobilização em todos os municípios, para que o governo federal, analise a situação, pois a população está passando por uma grande dificuldade com os cortes de verbas” finalizou Freitas.

Nesta segunda-feira 21 de setembro todos os serviços do Poder Público Municipal estão suspensos, inclusive as aulas e o roteiro escolar estão suspensos, só irão funcionar os serviços de urgência e emergência. Foi unânime a adesão a paralisação.

Boa Esperança do Iguaçu tem obras e projetos dos quais a prefeitura já executou ou adquiriu e pagou a contrapartida e a mais de um ano o governo federal não repassa o recurso.

Já o FPM – Fundo de Participação dos Municípios, teve queda de mais de 100.000,00 mil reais só do mês de agosto para setembro, no ano as perdas são imensas e praticamente irrecuperáveis.

Ademir Ribeiro / Assessor e
Grazy Sandrin Jornal Folha do Lago