• Campanha Outubro Rosa •
21 de outubro de 2015

Encontro da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer surpreendeu a organização em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa / Acervo
A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou Encontro da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama.

Nesta quarta-feira 21 de outubro de 2015, com inicio às 13 horas e 30 minutos e tendo como local o Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF, que tem como Coordenadora Jéssica Biavatti juntamente com a Equipe do Setor de Saúde reuniram no encontro acima de 300 pessoas, 297 inclusive assinaram a lista de presença na recepção do evento.

Na mesa de honra a presença do Prefeito Claudemir Freitas, da 1ª Dama Odilmara Freitas, do Presidente da Câmara Elvio Albino Biavatti e dos Vereadores Gervásio Michels, Givanildo Trumi e Valdevino Candiotto. Na mesa ainda o Secretário de Governo Antonio Bianchini que falou em nome dos Secretários e Diretores Municipais.

Da equipe da Saúde estavam na mesa o Diretor Adair José Martins da Rocha, a Coordenadora do NASF Jéssica Biavatti e do Dr. Ramiro Augusto Enamorado Oliva Médico do Município.

Em seus pronunciamentos Autoridades e Convidados foram unânimes e afirmar a importância para a mulher de se realizar o exame de mamografia e convocaram as mais de 300 presentes a procurar o Pronto Atendimento de Saúde e agendar o seu exame, que é realizado sem custo, sem dor e rápido, prevenindo e se diagnosticado qualquer alteração tratado precocemente.

No encontro a Enfermeira Maira Adriane Chinazzo demonstrou como realizar o autoexame e a Enfermeira Roberta Vicari relatou sobre o agendamento e a realização dos exames de mamografia e preventivo de câncer de colo do útero.

As participantes degustaram ainda um delicioso coquetel e concorreram a diversos prêmios sorteados no encontro.

A palestra do encontro foi realizada pelo Dr. Gilmar Juliani Biscaia, Médico Oncologista do Hospital de Câncer de Pato Branco, que estava acompanhado da esposa Dra. Márcia Biscaia e do filho Odilon Biscaia. Dr. Biscaia já em sua apresentação relatou que era formado em medicina há 31 anos, tendo estudado em ensino público do Paraná e que tinha como um papel social da sua profissão trazer a Boa Esperança do Iguaçu e muitos outros locais ao longo do tempo a sua fala enquanto profissional. O objetivo maior do trabalho de todos deve ser a prevenção, até pelo histórico da doença o câncer se diagnosticado tardiamente.

Ele destacou estar muito feliz com o público presente e com o ambiente que foi preparado / decorado para o encontro da Campanha Outubro Rosa. No entanto tudo isso só terá valido a pena se nossas esposas, mães, avós, irmãs, familiares efetivamente forem ao Pronto Atendimento, agendarem e realizaram seus exames não apenas para prevenir câncer de mama, mas muitos outros que acometem a mulher em especial alguns tipos que tem maior incidência na região como o câncer de pele por exemplo. Muitos deles causados pelo nosso estilo de vida, nosso comportamento e nossa falta de cuidado, disse ele. E finalizou apresentando mensagem de motivação a todos que estavam participando.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do