• Vacinação Contra Febre Aftosa •
02 de novembro de 2015

Agropecuaristas de Boa Esperança do Iguaçu convocados a vacinar seu rebanho contra a febre aftosa até 30 de novembro

Fotos do material de divulgação da campanha e imag
Os produtores rurais do Município de Boa Esperança do Iguaçu que trabalham com produção bovina, seja para leite ou gado de corte estão sendo convocados a vacinar o seu rebanho contra a febre aftosa.

A campanha de vacinação iniciou em todo o Paraná no último dia 01 e seguirá até o dia 30 de novembro, conforme registrou o Diretor Municipal de Agropecuária Valmor Tessaro. Que lembra ainda que esta é a 2ª campanha do ano e todos os bovinos devem ser vacinados – a 1ª campanha do ano foi em maio.

Os produtores estão sendo orientados ainda há após vacinar o rebanho, fazer a comprovação da vacinação no Posto de Atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR que funciona no Município junto ao prédio da Emater. O que muda neste ano segundo a Atendente da Adapar Solange Borsatto Biavatti é que os produtores devem apresentar o comprovante de vacinação devidamente preenchido, apresentar a nota fiscal de compra da vacina, o comprovante de vacinação da brucelose se for o caso, cópia do CPF do proprietário e cópia do INCRA da propriedade, pois nesta campanha será feito também o recadastramento das propriedades e dos proprietários de bovinos e bubalinos no Estado.

Já a Médica Veterinária Kathia Eliane Formighieri – Supervisora Regional da Adapar na URS de Dois Vizinhos, registra que a vacinação de todo o rebanho é obrigatória, bem como a comprovação. Ela relata ainda que a não vacinação até 30 de novembro poderá ocasionar multas, notificações e impedimentos legais a propriedade e ao proprietário.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária – CSA, Rubens Dreves é necessário o empenho de todos os nossos produtores para que o rebanho de aproximadamente 16.800 bovinos sejam vacinados dentro do prazo e para que os nossos agricultores consigam fazer dentro do prazo a comprovação da vacinação. O Presidente lembra ainda que após adquirir a vacina nas casas veterinárias é necessário o cuidado do produtor em manter a vacina em temperatura ideal para a conservação do produto até a sua aplicação. Por fim Rubens Dreves destaca que qualquer dúvida ou pra maiores informações os agropecuaristas podem procurar a Equipe da Adapar do Município e do Departamento Municipal de Agropecuária.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da