• Dia Mundial da Alimentação •
11 de novembro de 2015

No mês do Dia Mundial da Alimentação atividades sobre alimentos foram realizadas desde crianças a idosos em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe da Secretaria de Assistên
A Equipe da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência em Assistência Social CRAS Espaço da Cidadania da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram, diversas atividades durante o mês de outubro tendo como Tema O Dia 16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação.

No decorrer do mês, foram desenvolvidas ações que visaram repassar orientações sobre Segurança Alimentar e Nutricional aos munícipes de Boa Esperança do Iguaçu. O tema foi trabalhado com o público de idosos a crianças.

As aproximadamente 40 participantes da 3ª idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - recreação e atividade física receberam material e orientação sobre a alimentação saudável e adequada.

A Secretária de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas, representando a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), realizou conversa com as participantes da Atividade Física da Terceira Idade, onde fez a entrega de folders que visavam esclarecer o que é segurança alimentar e nutrição. Foram servidas frutas de lanche, como é feito periodicamente, e explicado a importância da alimentação saudável.

No Centro da Criança e do Adolescente, destinado a desenvolver atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com crianças e adolescentes, foram realizadas ações de conscientização sobre alimentação adequada, sobre aquisição de alimentos saudáveis, bem como o que é a Segurança Alimentar e Nutricional. Foram entregues folders orientativos, feitas atividades na aula de Espanhol, e proposto aos demais alunos a confecção/criação de materiais com a temática, sendo o resultado satisfatório, visto que deste modo pode-se compreender quão interessados estavam no assunto. Foram servidas frutas durante a semana, abrangendo as 10 turmas, com cerca de 187 alunos, na maioria de 6 a 15 anos, que freqüentam o local.

Na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, a nutricionista do Município Deiziane Daniel realizou orientações quanto a Segurança Alimentar e Nutricional, onde juntamente com os alunos, fez salada de frutas sendo esta servida logo após como lanche.

A data do dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação, trata-se do dia em que foi criada Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação – FAO (Food and Agriculture Organization) em Québec no Canadá em 1945.

Esse dia já é reconhecido em mais de 150 países e é importante para informar e conscientizar a opinião pública quanto às questões relacionadas à alimentação do ser humano. Destacando a luta contra a fome que atinge uma imensa quantidade da população mundial ainda no século XXI. Destaca ainda o preço dos alimentos inclusive no Brasil com o crescimento da inflação e a qualidade do alimento comercializado e consumido no mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da