• Plano Brasil Sem Miséria •
13 de novembro de 2015

18 Famílias de Boa Esperança do Iguaçu foram contempladas no Plano Brasil Sem Miséria

Fotos da Equipe do Instituto Emater e da Secretari
O Plano Brasil sem Miséria é uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal, com objetivo de superar a extrema pobreza no país agindo junto ao público prioritário de brasileiros em condições de vulnerabilidade, este plano foi organizado em três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços.

No município de Boa Esperança do Iguaçu foram selecionadas 18 famílias que se enquadravam nos diversos critérios do programa, das quais 17 foram contempladas com recursos, considerando desde o início da execução do projeto em dezembro de 2013.

O principal foco do plano nessa realidade foram a inclusão produtiva rural e o fomento às atividades de produção, visando o correto planejamento de ações e elaboração de projetos que viabilizassem o financiamento pelo programa e melhorassem a estruturação produtiva, aumentando os resultados, o acesso aos meios de produção, à assistência técnica, aos mercados e também aperfeiçoando a qualidade dos produtos para autoconsumo.

A inclusão destas famílias respeitava as orientações e critérios definidos pela organização do programa, o que demandou levantamento de dados, análise de cadastros e informações, principalmente pelos dados contidos no CadUnico (Cadastro Único dos programas Sociais do Governo Federal) seguiu-se com a apresentação do programa, de suas regras e propostas, além da realização de visitas, elaboração de projetos, entrega, assistência e supervisão da aplicação dos valores repassados. Estas etapas foram realizadas pelo técnico responsável do Instituto Emater no Município de Boa Esperança do Iguaçu Valdisio Candido Moreira, com participação da equipe do Centro de Referência da Assistência Social CRAS Espaço da Cidadania do Município.

As aquisições realizadas pelas famílias, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, incluiram adubo, uréia, sementes, equipamento forrageiro, serviços de maquinário e análise de solo, e matrizes para bovinocultura leiteira. Para construção de hortas foram adquiridos palanques de madeira, telas, mangueiras e materiais para a estrutura. No ramo da avicultura a construção de um galpão foi viabilizada com aquisição de tijolos, cimento, cal, telhas e telas. Houveram ainda investimentos no ramo de suinocultura e estruturação de encanamento para rebanho bovino. Registraram os técnicos da Equipe da Emater e do CRAS.

Ademir Ribeiro / Assessor e Técnicos da Emater e do CRAS
Fonte: Assessoria de Imprensa e Equipe da Emater e do Cen