• Construção de Açudes •
17 de novembro de 2015

Departamento de Agropecuária já construiu 108 açudes em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Assessoria de Imprensa e de Orlando Henri
O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu em parceria com o Consórcio dos Municípios do Procaxias - COMPRO / PROCAXIAS finalizaram no mês de setembro de 2015, a construção de 108 açudes, com o atendimento da escavadeira hidráulica adquirida pelo consórcio em parceria com os Municípios.

Em Boa Esperança do Iguaçu Valmor Tessaro Diretor do Departamento Municipal de Agropecuária registrou que na 1ª etapa em 2012, foram atendidas 24 propriedades com a abertura de açudes e de lá pra cá o trabalho foi intensificado.

O Diretor de Agropecuária destacou ainda o trabalho de toda a equipe do Departamento e o empenho pessoal do Prefeito Claudemir Freitas que também foi Presidente do Consórcio do Procaxias, ele destacou ainda que o sorteio das propriedades a serem atendidas eram realizados na Câmara de Vereadores, ou no Departamento, sempre com a equipe e os inscritos convidados a participar.

O Departamento de Agropecuária recebeu 127 inscrições de produtores que buscavam a construção de açudes, o critério de seleção foi por sorteio público com a presença de Secretários, Diretores, Vereadores e dos Produtores Rurais e busca atender sem distinção, aqueles (as) que há muito tempo já estavam inscritos (as) e da mesma forma os que se inscreveram em cada uma das etapas recentemente.

Os beneficiados com a construção dos açudes em suas propriedades foram os seguintes produtores:

EM 2012, Ademir Pizzatto, Antonio Stempcoski, Antonio Bratti, Claudino Candiotto, David Bianchini, Edite Amélia Andreis, Edson Paladini, Euclides Herminio Donida, Fideles Beletini Sobrinho, Francisco Guiomar Ceccagna, Francisco Pereira dos Santos, Ivanor Beletini, Janir Marca, Jorge Pereira Berdnarski, Jose Telesforo de Paula, Jose Lopes, Lourenço Dambros, Lorival Raul Brognoli, Maria Alves de Valem, Natalino Silva de Campos, Orceni Paz, Orides Paz, Osvaldir Margnagnagno, Otavio Raupp, Paulino Rodrigues de Lara, Roberto Udcenski, Roque Corman, Selvino Braga, Silvestre Barcelo, Teodoro Macedo, Tiago Michels, Valdemir Bergamo, Valdir Garcia da Rosa e Walmor Begnini Rufatto.

EM 2013, foram atendidos: Arestide Goularte, Zenir de Mello, Gelso de Mello, João Carlos Monteiro de Souza, Ilgo Assmann Sobrinho, Decenir de Faveri, Pedro Ramos França, Osmar Prodocimo, Olindo Scariot Bianchini, Francisco de Assis Bratti, Valdair Teles dos Santos, Adilso Montovanello, Idalino Candiotto, Arlindo Silvestro, Antonio Lentz Daniel, Elenice Cizmoski da Silva, Virgulino Mello de Souza, Jair Beletini, Lorenço Goularte, Odilon Block, Agustinho Pedro Blau, Verginia Felisberto Beletini e Orides Ferreira da Silva.

EM 2014, receberam a construção de açudes em suas propriedades: Ari Silva de Campos, Arlindo Severgnini, Manoel Lima Leite, Itacir de Mello, Valdecir de Faveri, Iraci Barbosa Fortes, Silvio Braga, Marcionirio Joaquim da Silva Moraes, Gilson Dalberti, Emilio Raupp, Lori Cantelli, Antonio Alexandre Coelho, Elias Ceccagna, Arnoldo Martins da Rocha, Leonildo Grassi, Seli Terezinha Pissaia e Tereza Pereira Schmoeller.

EM 2015, Clair Rodrigues Dreves, Edson Fachini, Ademir Gabrielli, Artemio Schaedler, Gilmar de Lima Leite, Jocilei de Oliveira, Osmair Severino Rodrigues, Germano Block, Eder Jean Andreis, Ademir Scaranello, Claudinei de Souza Vargas, Anibal Beletini, Janir Alvin Izidoro, Laudemir Magnagnagno, Valdir Marca, Antonio Gambetta Braga, Nilto Ricardo, Dilvo Blau, Gilmar Becchi, José Becchi, Antonio Bianchini, João Carlos Monteiro de Souza, Alercio Vilki dos Santos, Orlando Henrique Tessaro, Fernando Totti, Jandir Marca e Nolcimar Luiz Dossa.

Esses produtores receberam 04 horas de trabalho da máquina com custo de 25,00 vinte e cinco reais a hora trabalhada com subsídio pago pelo Município. Receberam atendimento produtores proprietários de terras ou que possuíam contrato de arrendamento ou parcerias agrícolas a longo prazo.

O objetivo é a produção de peixe para o consumo das famílias desses produtores, para o comércio interno no Município e o fornecimento no futuro para a Cooperativa de Produtores Cooperçu do Procaxias com Sede e Frigorífico Abatedouro no Município de Nova Prata do Iguaçu, administrado atualmente por empresa terceiriza de Toledo. Vale lembrar ainda da importância não só da abertura dos 108 açudes, mas da colocação dos alevinos e da manutenção a ser feita pelos proprietários inclusive com a colocação de grama e vegetação adequadas nas margens dos açudes abertos.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do

População 2022 2.455