• Meio Ambiente •
18 de novembro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente criou o Conselho e o Fundo Municipal em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu criou o Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA e o Fundo Municipal de Meio Ambiente – FUMDEMA.

Ambos o Conselho e o Fundo foram criados pela Lei Municipal 333 de 16 de setembro de 2015.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão colegiado e consultivo de assessoramento ao Poder Executivo e tem como objetivo deliberar no âmbito de sua competência sobre questões ambientais propostas nesta Lei e demais Leis correlatas do Município. O Conselho ainda tem outros 36 objetivos específicos conforme constam na referida Lei.

Formam o Conselho 12 membros titulares e igual número de suplentes que foram nomeados pelo Prefeito Claudemir Freitas através do Decreto 968 de 26 de outubro de 2015. Os representantes governamentais representam a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, o Departamento Municipal de Educação e Cultura, o Departamento Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento Municipal de Agropecuária. Os representantes da Sociedade Civil representam a Associação Comercial e Empresarial, o Sindicato dos Agricultores Familiares, a Associação de Pequenos Produtores Rurais, a Pastoral da Criança, a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar e o Instituto Emater.

Os Componentes do Conselho Municipal reuniram-se no último dia 12 de novembro de 2015, para em reunião na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva, deliberar sobre a formação do CMMA, do FUMDEMA, discutir sobre o regimento interno do órgão e realizar eleição para a escolha da Diretoria. Por consenso foi eleita Presidente Loire Biavatti Francischini, Vice Presidente Valdisio Candido Moreira, Secretária Cleonice da Silva Moraes Tessaro e Tesoureira Odilmara Terezinha Dreves Freitas. Os Conselheiros foram após a eleição imediatamente empossados para mandato de 02 anos, permitida uma recondução.

Já o Fundo Municipal de Meio Ambiente tem como objetivo proporcionar recursos e meios para empreender a proteção, recuperação e conservação do meio ambiente no território do Município de Boa Esperança do Iguaçu. Conforme registrou Loire Biavatti Francischini, Secretária Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

REUNIÃO ORDINÁRIA DE DEZEMBRO

A Diretoria e os Conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente CMMA, reuniram-se na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva em 14 de dezembro de 2015, às 14:00 horas, para tratar sobre a leitura e aprovação do regimento interno do CMMA e outros assuntos, dentre os quais, o encerramento das atividades no ano de 2015 e o reinicio dos trabalhos em fevereiro de 2016. O Conselho em consenso dos membros decidiu que em janeiro só será realizada reunião caso houver demanda e urgência.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da