• V Ciclo de Tardes de Campo •
23 de novembro de 2015

Bovinocultura de Leite foi tema de Tarde de Campo em Boa Esperança do Iguaçu, Parceria com a UTF-PR

Fotos da Equipe da Emater e do Departamento Munici
O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu encerou neste ano de 2015 o Ciclo de Tardes de Campo realizadas em projeto tendo a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTF-PR Campus de Dois Vizinhos.

O evento foi realizado na Unidade Demonstrativa de Produção Leiteira UDPL do Sudoeste do Paraná, propriedade dos produtores Idalino e Zenir Candiotto, da Comunidade de Morro Azul interior do Município. Conforme registrou o Diretor do Departamento de Agropecuária Valmor Tessaro.

A Coordenação do projeto e do evento realizado em 28 de agosto de 2015, com inicio às 14:00 horas foi da Equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos, com a parceria do Instituto Emater, da Prefeitura Municipal – Agricultura e Pecuária e da Cooperativa Cresol que mobilizaram os produtores de leite do Município para participar, conforme um dos organizadores e participante Valdisio Candido Moreira Técnico da Emater do Município.

Em sua fala na abertura o Prefeito Claudemir Freitas lembrou que o projeto que tem como Tema Tecnologias Para Pecuária Leiteira Adaptadas às Pequenas Propriedades Rurais e que foi realizado desde 2010 é importantíssimo ao Município que tem sua economia essencialmente agrícola, de pequenas propriedades em sua maioria e com grande vocação para a produção de leite. O Prefeito destacou a parceria a UTF-PR e todas as entidades que apoiaram e realizaram o projeto ao longo dos últimos 05 anos. Nossos agropecuaristas recebem informações sobre a gestão, a sanidade do rebanho, reprodução, alimentação e manejo de forragens e com isso melhoram a produção e a renda da família.

EM 2014 – O Encontro da IV Tarde de Campo foi na quarta-feira 10 de dezembro e os temas abordados pelos palestrantes foram focados na produção de silagem de milho planta inteira, bem como, a de grão úmido, manutenção de forragem, quanto a adubação e manejo, manejo sanitário e gestão administrativa. Os assuntos todos direcionado aos agricultores/produtores que lidam com a atividade de produção de leite no município, seja, principal ou paralela a outras.

Já no encontro final do projeto neste ano de 2015, os temas foram: Silagem ou pastagem na alimentação das vacas em lactação? O que é mais econômico? Manejo para lavoura de milho visando máxima produção de silagem. E também foram avaliados os resultados econômicos e produtivos do projeto UPDL 2010 – 2015. Conforme lembrou Almir Antonio Gnoatto – Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTF-PR de Dois Vizinhos.

Por fim, ficou o agradecimento aos produtores rurais participantes do projeto e do encontro, Secretários e Diretores Municipais, Vereadores, aos alunos e professoras do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu que participaram da Tarde de Campo e de forma especial a equipe de técnicos presente no encontro e que apoiaram a realização do projeto ao longo dos últimos 05 anos buscando melhorar sempre a produção leiteira nas propriedades agropecuárias do Município, seja em quantidade ou em qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Emater e d