• Encontro Nacional - JUCEPAR •
03 de dezembro de 2015

O Presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto Representou os 399 Prefeitos no Encontro Nacional de Juntas Comerciais em Curitiba

Fotos de Hamilton Zambiancki - Divulgação
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, representou os 399 prefeitos do Estado na abertura do 3º Enaj (Encontro Nacional de Juntas Comerciais do Brasil de 2015), promovida ontem à noite, em Curitiba.

Promovido pela Anprej (Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais) e organizado pela Junta Comercial do Paraná - instituições ambas presididas por Ardisson Akel - o encontro tem o apoio do Governo do Estado e da AMP.

A Associação é parceira da Jucepar, da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e do Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Empresa Fácil - sistema que moderniza e simplifica os processos de emissão de nota fiscal eletrônica, a abertura e legalização de novas empresas. O projeto já atingiu a meta de 2015 e já conta com 50% dos municípios habilitados no Paraná.

Parceria
No seu discurso, Marcel Micheletto destacou a parceria com a Jucepar e desejou sucesso ao encontro. "Ficamos felizes de participar de um projeto que está modernizando e simplificando a abertura de empresas, gerando grandes benefícios para os municípios. Desejo que este encontro seja cheio de êxito”, comentou o presidente. O Enaj objetiva, basicamente, discutir os procedimentos e a legislação para o registro de empresas no País.

Além de Micheletto, participaram da abertura oficial o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, representando o governador Beto Richa; a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Nogara; o diretor superintendente do SEBRAE-PR, Vitor Roberto Tioqueta; o secretário Especial da SMPE, Carlos Leony; entre outras autoridades.

Com o objetivo principal de discutir os procedimentos e a legislação para o registro de empresas no País, começou nesta quarta-feira (2), em Curitiba, o 3º Encontro Nacional de Juntas Comerciais do Brasil de 2015 (Enaj). Outros temas em debate são a implantação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), a informatização e inovação dos serviços realizados nas juntas comerciais.

O evento é promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), com organização da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e apoio de Governo do Estado.

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel – que preside também a Anprej – ao evento é essencial para que as entidades compartilhem informações relevantes sobre o andamento dos processos de registro empresarial em cada Estado. “A intenção é que os representantes destas autarquias possam debater as melhorias necessárias para o registro empresarial no País e aprimorar cada vez mais os serviços prestados aos empresários, contadores e a sociedade como um todo, desburocratizando aberturas, alterações e baixas de empresas”, afirma Akel.

As reuniões desta quarta-feira (02) incluíram a apresentação do secretário Carlos Leony, da Secretária da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal (SMPE).

A programação do 3º Enaj de 2015 conta com a participação de presidentes, secretários-gerais, procuradores e gestores de Tecnologia da Informação (TI) das Juntas Comerciais de todos os estados brasileiros, além de representantes do Departamento do Registro Empresarial e Integração (Drei).

PRESENÇAS – Estiveram presentes na abertura do evento a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Nogara; o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; o presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro e vice-presidente da Anprej, Luiz Velloso; e o vice-presidente da Jucepar e presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon.

Também participaram o secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Taqueta; o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) da SMPE, Fernando Almeida; e a secretária-geral da Jucepar, Libertad Bogus.

A cerimônia oficial de abertura, no Palácio Iguaçu, contou com a apresentação do grupo Ladies Ensemble, orquestra formada por mulheres e coordenada pela diretora artística Fabíola Bach.

Assessorias de Imprensa da Jucepar, da AMP e da Agência Estadual de Notícias AEN
Fonte: Assessoria de Imprensa, Assessoria de Imprensa da