• Entrega das Mudas de Araucária •
10 de dezembro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente entregou aos alunos de Boa Esperança do Iguaçu as mudas de araucária plantados no Dia Nacional do Pinheiro

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
No último dia 20 de Novembro, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e o Departamento de Agricultura, realizaram atividade de Educação Ambiental junto a Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, todos os alunos da escola receberam uma muda de Araucária e orientações referentes ao plantio e a importância da conservação da espécie.

As mudas de Araucárias entregues, foram plantadas no dia 25 de Agosto, pelos alunos e professores da escola, a partir do plantio, todos os envolvidos, puderam acompanhar desde a germinação dos pinhões até o crescimento do pinheiro até mais ou menos 20 cm de altura. Depois de 3 meses de cuidados as mudas podem ser transferidas definitivamente para o solo, então foram entregues para que cada aluno faça o plantio, a maioria dos alunos são residentes na área rural do município e os que moram na área urbana, foram orientados a levar as mudas até o sítio dos avós, ou de algum amigo ou parente, para plantar as mudas nas áreas de reserva. Conforme registrou Loire Biavatti Francischini, Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo.

O Plantio dos pinhões e entrega das mudas aos alunos é atividade que faz parte da Campanha para realizar o plantio da Araucária no Paraná, campanha esta proposta pelo Centro Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público, que tem sua sede em Curitiba – Pr.

O trabalho realizado envolveu todas as turmas, desde o Jardim II até o 5º Ano, professores, direção e funcionários da escola.

A atividade teve ainda o apoio do Técnico Agropecuário Valmor Antonio Bittencourt, do Departamento Municipal de Agropecuária.

Na entrega das mudas de araucária também esteve presente o Secretário de Governo Antonio Bianchini, que lembrou da importância de se preservar o pinheiro araucária que é símbolo do Estado do Paraná e que foi quase levado a extinção pelo desmatamento irregular mas principalmente pela falta de cada um de nós em plantarmos. Ele destacou ainda a forma como nossos pais e avós plantavam e preservavam a espécie usada no inicio da colonização da região sudoeste na cobertura e na construção de casas.

Secretária Loire Biavatti Francischini e
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da