• Manejo Integrado: Soja •
11 de dezembro de 2015

Departamento de Agricultura realizou encontro pra tratar sobre o manejo integrado em pragas da soja em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa / Acervo
A equipe do Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou recentemente Curso Para o Manejo Integrado de Pragas da Soja.

Segundo o Diretor do Departamento Valmor Tessaro o encontro teve como local a Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva e contou com a parceria do Instituto Emater do Município – Técnico Valdisio Candido Moreira.

O Instrutor do Curso foi Miguel Vicente Weiss Ferri do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar – Paraná, Unidade Regional de Francisco Beltrão.

O encontro nos dias 25 de setembro e 02 de outubro, tratou com os produtores participantes o manejo integrado para o combate a pragas da cultura da soja.

Os participantes receberam o material do curso do Senar e os cafés e almoços servidos no Centro Social da Paróquia pela Equipe do Departamento de Agropecuária.

PLANTE SEU FUTURO

A Equipe da Emater do Município e do Departamento de Agropecuária realizou ainda encontro com os produtores do Município de Boa Esperança do Iguaçu para tratar sobre o Programa Plante Seu Futuro.

O instrutor foi Valdir Koch da Emater Regional de Dois Vizinhos, conforme registrou Valdisio Candido Moreira Técnico do Instituto no Município.

Em Boa Esperança do Iguaçu são Propriedades Referência do Programa as propriedades dos produtores Afonso Rodrigues, Luiz Biavatti Junior e Volmar Pretto. Os produtores estão recebendo da equipe técnica visita e acompanhamento em suas lavouras. Os produtores conseguiram inclusive aumentar a produtividade em uma mesma área plantada não utilizando os métodos tradicionais e a aplicação de agrotóxicos, eles seguiram a orientação técnica do programa estadual.

O Programa Plante Seu Futuro da EMATER e SEAB do Paraná, nos Municípios onde foi implantado, tem o apoio da ADAPAR, do IAPAR, da EMBRAPA, ainda da UTF-PR, UNISEP, COASUL, CRESOL, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e do Conselho de Desenvolvimento Rural. Conforme registraram em Boletim os Técnicos Arnildo José Sganzerla, Marcos Bourscheid e Valdir Silva da Emater Dois Vizinhos além de Valdisio Candido Moreira da Emater no Município.

O Programa Plante Seu Futuro trás aos agricultores tecnologias e experiências que proporcionam aumento da rentabilidade ao produtor rural e reduzem o impacto ao ambiente. Principalmente com a não aplicação de agrotóxico ou a aplicação adequada e apenas com a prescrição e orientação técnica. A aplicação desnecessária ou irregular, além dos danos ao ambiente, faz com que o produtor jogue fora parte do seu lucro.

e Informações dos Técnicos Valdisio Candido Moreira - Emater e Valmor Antonio Bitencourt - do Departamento de Agropecuária.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do