• Assembléia Procaxias •
08 de fevereiro de 2016

Secretário de Governo Representou Boa Esperança do Iguaçu na Assembleia do Consórcio Procaxias

Fotos do Assessor de Imprensa do Consórcio Edimar
O Secretário de Governo Antonio Bianchini representou o Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu na 1ª Assembléia do Consórcio de 2016.

O Consórcio Público dos Municípios do Procaxias realizou na tarde de quinta-feira, 28, na sala de reuniões da prefeitura de Nova Prata do Iguaçu, a primeira assembleia extraordinária deste ano, com a participação de prefeitos e representantes dos nove municípios. Dentro da pauta de assuntos, o relatório das patrulhas mecanizadas, viabilidade de projeto de reciclagem do lixo urbano, cronograma e os trabalhos da patrulha para 2016, além de outros pontos tratados.

O presidente do Procaxias e prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder, o Sassá, falou que o compromisso principal este ano dentro do consórcio é o andamento das patrulhas mecanizadas. Segundo ele, os municípios estão sofrendo com as fortes chuvas desde o início do ano passado. "Em 2015, nossa região foi atingida por muitos temporais com chuvas fortes, que causou diversos estragos a residencias de muitas familias, assim como também danificou diversas estradas rurais. Trabalhamos a recuperação desses trechos, mas sabemos que o setor rodoviário depende muito das condições climáticas. Nesta assembleia, decidimos por dar prioridade às patrulhas, intensificar os trabalhos de recuperação de estradas do interior dos nove municípios do Procaxias", disse Sassá.

O Procaxias conta hoje com quatro patrulhas, a antiga com nove caminhões; a patrulha nova com três caminhões, escavadeira e rolo; a patrulha com escavadeira de açudes e ainda a patrulha de pintura viária.
O consórcio analisa as possibilidades financeiras de renovar e fortalecer a frota de caminhões e máquinas. "Sabemos da questão orçamentária dos nove municípios que compõem o Procaxias, porém voltaremos a discutir as possibilidades e condições financeiras para que possamos fortalecer nossa frota, assim, dando mais agilidade aos trabalhos e garantindo mais estrutura nas tarefas de readequação das estradas do interior", explicou Sassá.

RECICLAGEM DO LIXO
O grupo também discutiu na assembleia, a viabilidade de implantação de um projeto de reciclagem do lixo urbano dos nove municípios. O projeto consiste na implantação de uma unisa que faria o trabalho de reciclagem do lixo coletado desses municípios. O município teria o compromisso de coleta e transporte de todo o lixo urbano até a usina de reciclagem. O presidente Sassá disse que é preciso amadurecer a ideia e sua viabilidade. "É do nosso conhecimento o custo alto para os municípios efetuar a coleta e destino final do nosso lixo urbano. Este é um interessante projeto, mas que ainda iremos conversar, debater, analisar as propostas, benefícios e definirmos a execução dentro do consórcio Procaxias", esclareceu o presidente.

ExpoPrata 2016
Após a assembleia, o grupo participou da abertura da oitava edição da ExpoPrata 2016, feira da indústria e comércio de Nova Prata do Iguaçu. Sucesso de público, Sassá agradeceu a participação de todos. "Foi um grande evento e só temos a agradecer a todos que prestigiaram e também trabalharam para que A ExpoPrata fosse o sucesso que foi nesses dias de feira. Tivemos shows nacionais, apresentações de talentos regionais, rodeio, diversidade de expositores, enfim, uma feira que marcou para a história de Nova Prata do Iguaçu", disse o prefeito Sassá.

Edimar Morgan / Compro-Procaxias
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Site do Co