• Financiamento da Educação •
19 de fevereiro de 2016

Equipe do Departamento de Educação de Boa Esperança do Iguaçu participou de evento regional sobre financiamento da educação

Fotos da Assessoria de Imprensa da AMSOP, AMP, SEE
A Equipe do Departamento de Educação da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu participou de evento regional sobre educação.

O evento foi organizado pela Amsop e pela AMP que promoveram curso de educação. Foi o primeiro encontro do Estado para discutir políticas de planejamento e financiamento da educação dentro do plano municipal em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

As discussões em torno do futuro da educação nos municípios, Estado e País voltou em pauta na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) com a realização de curso sobre políticas de planejamento e financiamento da educação. A meta é prestar informações para implantar o Plano Municipal de Educação (PME) entregue em 2015, de acordo com a realidade de cada município. Preocupação com o alinhamento dos setores envolvidos com educação e com os recursos que estarão disponíveis para 2016 e 2017, na contramão do aumento dos custos.

A capacitação, que vai ocorrer em todo Estado, iniciou pelo Sudoeste na quinta-feira (18) de fevereiro, através de uma parceria da Amsop com a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e SEED (Secretaria de Estado da Educação), através dos Núcleos Regionais de Educação. Na sexta-feira (19) o curso teve continuidade pela manhã na Amsop, com a presença da Secretária de Estado da Educação Ana Seres Comin.

Na quinta-feira, 18, os educadores dos municípios do Sudoeste receberam orientações do professor Jacir Machado, consultor da AMP, e do professor João Reis, coordenador estadual da Rede de Assistência em Educação. Também compareceram à abertura o presidente da Comissão de Educação da Amsop, o prefeito de Ampére Hélio Alves, e o secretário da entidade José Kresteniuk, que junto com Machado foram eleitos recentemente para as duas vagas da AMP no Conselho Estadual de Educação.

Os trabalhos foram divididos em dois ambientes. Enquanto no grande auditório foi trabalhado o atual Plano de Ação Articulado (PAR), com foco para evitar que o plano não vá para a gaveta nos municípios, além do financiamento da educação, junto com Undine (União dos Dirigentes Municipais de Educação), verificando alguns exemplos da região. Em paralelo na sala de reuniões grupos foram orientados de forma itinerante sobre o novo PAR, que começa agora a ser implantado para perdurar até 2019. Jacir explica que o MEC deixou de implantar o PAR em 2015 (primeiro foi de 2011 a 2014) e por isso este ano terão que trabalhar com os dois até a transição total para o novo.

Professor Jacir também fez questão de ressaltar a liderança da região no PME e do comprometimento dos professores e líderes para o bom desempenho educacional do Sudoeste. "Nosso esforço é na missão de poder ajudar na implantação dos planos municipais de educação. Todos os segmentos da educação nos municípios precisam estar alinhados e no Sudoeste sabemos do comprometimento das pessoas", frisou Jacir.
Hélio Alves reforçou lembrando que a Amsop lidera os debates sobre a educação no Estado. "Novamente a Amsop sai na frente com as oficinas assim como foi com o Plano Municipal de Educação. Agradecemos a AMP pela parceria e estamos a disposição para novos debates que possam contribuir com o ensino na região, Estado e país", comentou o prefeito.

De Boa Esperança do Iguaçu participaram a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin Pretto, a Pedagoga do Departamento Ivanete Rufatto Trindade e o Diretor Municipal de Cultura Givanildo Rizelo.

Por fim vale ressaltar que o maior problema enfrentado na educação de Boa Esperança do Iguaçu é com relação a espaço adequado pra receber a nova demanda de crianças apartir de 04 anos. A chamada super creche projeto do Governo Federal não saiu do papel, em seguida foi colocada como emenda parlamentar pelos Deputados Nelson Meurer e Assis Miguel do Couto e também não foi liberada tendo em vista o contingenciamento do orçamento federal feito pelo governo. A busca continua para que enfim a obra seja liberada e as crianças do Centro de Educação Infantil – da Creche atendidas adequadamente e com a quantidade de vagas suficiente para atender toda a demanda.

Ademir Ribeiro / Assessor e Assessorias da AMSOP, AMP e SEED.
Fonte: Assessoria de Imprensa e da Equipe do Departamento