• Diabetes e Hipertensão •
24 de maio de 2016

Departamento de Saúde Realizou o Hiperdia em Boa Esperança do Iguaçu com mais de 300 participantes

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou nesta terça-feira 24 de maio de 2016, o 8º Encontro do Hiperdia de prevenção a diabetes e a hipertensão. Encontro realizado pelo 8º ano consecutivo desde 2009.

O encontro no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, teve inicio às 13 horas e 30 minutos e contou com a presença de mais de 300 participantes. Conforme relatou o Diretor Municipal de Saúde Adair José Martins da Rocha.

Antes do encontro a Equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família que coordenou os trabalhos, realizou juntamente com toda a Equipe do Departamento 267 coletas de sangue de hipertensos e diabéticos para a realização de exames, que já foram entregues com os resultados a cada um dos pacientes presentes no encontro. Jéssica Biavatti Coordenadora do NASF orientou ainda em sua fala, que nos exames tarjas coloridas indicam se o paciente tem ou não as doenças e em que nível de gravidade as mesmas se encontram em cada um (a) para já apartir da próxima semana passarem por consulta e acompanhamento.

O Prefeito Municipal Claudemir Freitas que estava em Curitiba em audiências foi representado pelo Secretário de Governo Antonio Bianchini, ele que em sua fala destacou o trabalho sério e a importância do bom funcionamento do Departamento de Saúde e garantir assim a qualidade na saúde da população.

Entre 2009 e 2016, o Prefeito Municipal entregou e vai entregar nos próximos dias 14 novos veículos, que são utilitários, vans e ambulâncias que garantem o transporte adequado e digno dos nossos pacientes. Fez a contratação de diversos profissionais que o setor não tinha e precisava para oferecer novos serviços. Implantou e ampliou a farmácia do Departamento com mais de 100 medicamentos entregues. Garantiu a gratuidade de exames básicos e milhares foram realizados ao longo dos anos, só no Hiperdia foram mais de 8.000,00 mil reais pagos em exames. As unidades de saúde foram melhoradas, reformadas e ampliadas e em Nossa Senhora do Carmo uma nova unidade foi construída. São 08 anos de trabalho sério e investimento forte para garantir saúde adequada e de qualidade a população finalizou o Secretário.

O trabalho iniciado em 2009 tinha como Diretor Evandro Luiz Cecato indicado pelo Prefeito Claudemir Freitas, Evandro deixou o cargo para trabalhar na iniciativa privada. Assumiu então o Diretor Volnei Armando Tessaro que da mesma forma recebeu todo o apoio do Executivo Municipal e continuou o trabalho feito no setor, atualmente é Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha, porém o investimento continuou sendo o maior possível, buscando oferecer saúde de qualidade.

Durante o encontro do Hiperdia nesta quarta-feira foram realizadas duas palestras com a Nutricionista Carmine Marcon Piano e com a Cirurgiã Dentista Dra Maristela Kaeski que abordaram em suas falas a diabetes e a hipertensão, suas formas de cuidado e a prevenção.

Na abertura o Vereador Valdevino Candiotto também fez sua fala, já na mesa de honra também estava a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elvira Maria Biavatti.

Por fim todos participaram de um coquetel cuidadosamente preparado pela Equipe do Departamento de Saúde assim como o ambiente do encontro.

Ademir Ribeiro / Assessor


NOTA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE (SF e NASF).

HIPERDIA

O Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes (HiperDia) constitui-se em um instrumento de acompanhamento de usuários hipertensos e/ou diabéticos, com as funções de vincular o paciente à Unidade Básica de Saúde (UBS) e à Equipe de Saúde da Família (ESF) de sua referência, realizar uma assistência contínua e de qualidade e fornecer medicamentos de maneira regular.

O HiperDia é consolidado por intermédio dos profissionais atuantes na estratégia Saúde da Família (SF) e NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família), que ao implementarem as ações aos usuários e demonstrarem a importância que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) apresentam, instigam modelos de atenção mais responsáveis e estimulam nos usuários o autocuidado, corresponsabilizando-os pela sua própria saúde.

Assim, o atendimento do hipertenso e/ou diabético exige disposição dos profissionais, seriedade na execução das ações e acima de tudo, o planejamento e organização da assistência com base em protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e disponibilizado a todos os trabalhadores em saúde inseridos na Saúde da Família . Ressalta-se que a base para o bom atendimento a pessoas portadoras de doenças crônicas reside no fato de os trabalhadores manterem uma relação de respeito para com os doentes, oportunizado a troca de experiências, proporcionando a tomada de decisão acerca da terapêutica mais adequada e da maneira mais correta de efetivar o tratamento
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2022 2.455
IDH 0,700
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3191-1364
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual