• Em Resumo Mandatos 2013 à 2016 •
17 de outubro de 2016

Eu consegui melhorar a qualidade de vida do povo, comemora o prefeito Claudemir Freitas, de Boa Esperança do Iguaçu

Na foto prefeito Claudemir Freitas durante um dos
Nos últimos oito anos, o contador Claudemir Freitas (PMDB) foi o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu. Na sua primeira eleição, em 2008, ele se elegeu com 1.124 votos, derrotando José Eugênio Sartoretto (PTB), que fez 1.021 votos. Já no ano de 2012, em virtude do bom mandato, Claudemir conquistou a reeleição como candidato único e agora, em 2016, ele entrega a Prefeitura com a sensação de dever cumprido. "Como todo gestor, a gente inicia com uma série de projetos e uma série de sonhos. Dentre vários investimentos que a gente pode fazer no município, várias atividades que podemos organizar, eu avalio que a principal delas é quando a gente percebe que, de fato, a qualidade de vida das pessoas melhorou. Em Boa Esperança do Iguaçu conseguimos evoluir muito, em todos os aspectos", avalia.

O prefeito destaca alguns investimentos especiais: "Melhoramos a estrutura do município e oferecemos mais serviços públicos para a população, principalmente nos setores que eu classifico como de necessidade, que são a assistência social e a saúde. Também tivemos a melhora na oferta de serviços. Existem outros setores que eu também considero como investimento, como a educação, onde fizemos investimentos sérios e arrojados. Melhoramos a estrutura física, mobiliária e, principalmente, humana. Investimos na avaliação e capacitação dos profissionais. Nós prezamos e entendemos que, através da educação, nós podemos transformar as pessoas. Nesse lado eu estou muito satisfeito, porque trouxemos a Dra. Marta Chaves para uma consultoria e, por meio dela, que é uma pesquisadora renomada, conseguimos buscar várias formas de resgatar as coisas primordiais e que com o passar do tempo foram deixadas isoladas".

Formado em Contabilidade, o prefeito ressalta a importância de aliar a experiência entre a parte política e administrativa. "Essa é a grande dificuldade de todos os prefeitos. Eu sou contador, então a gente tem mais facilidade de conciliar essas duas partes. Eu acho que consegui fazer isso, fechando os oito anos com a Prefeitura organizada. Desejamos aos novos administradores de Boa Esperança do Iguaçu, que também são técnicos, que tenham muito sucesso. Eu gostaria de ter recebido uma Prefeitura do jeito que estou entregando, porque hoje temos uma boa estruturada e estamos preparados para uma sequência de serviços públicos, de investimentos que o cidadão tem direito e é um dever nosso fazer com que essas alternâncias de administrações não venham afetar a população", acrescenta.

Claudemir Freitas ainda cita o momento de descrença que todos os políticos enfrentam e, para ele, em Boa Esperança do Iguaçu não é diferente. "O grande desafio das regiões ou dos municípios é fazer com que a população acredite que uma boa pessoa possa ser um bom político. A gente resgatou isso, demonstrou isso, que um prefeito pode ser técnico e respeitado através das suas atitudes e maneira de ser. Em resumo, eu consegui melhorar a qualidade de vida do povo de Boa Esperança do Iguaçu", comemora.

TRANSIÇÃO

Evandro Cecato (PV), que se elegeu no último dia 2 de outubro, já foi secretário de Saúde de Claudemir Freitas, por isso, o prefeito ressalta que a transição será tranquila. "O Evandro foi meu secretário no primeiro mandato e o Giva (Givanildo Trumi - PP) é vereador e também é técnico em tributação e tem uma facilidade. Já sinalizamos, alguns dias atrás, para conversamos nos próximos dias e organizarmos essa transição que, além de ser legal, vai ser moral. A população não pode sofrer pela alternância de administração. Com certeza, no mês de novembro ou dezembro já vamos preparar alguém, alinhar essa conversa, para a transição acontecer da melhor forma possível", garante.

LIGAÇÃO ASFÁLTICA

Com oito anos de mandato, o prefeito sai decepcionado em não conseguir realizar uma grande obra: a ligação asfáltica entre o município e Nova Prata do Iguaçu. "A maior decepção é no sentido de uma obra grande que nós precisamos, que é a ligação asfáltica a Nova Prata do Iguaçu. É difícil falar nisso porque já se passaram 24 anos, aproximadamente, que Boa Esperança emancipou. Nunca foi uma promessa minha, mas era um sonho meu.

A partir de uma altura do mandato, quando eu não consegui efetivar o asfaltamento, eu procurei um caminho paralelo. Nós estamos fazendo um calçamento com uma estrada adequada já para receber uma camada asfáltica. São aproximadamente 9,5 quilômetros até a divisa com Nova Prata, até a ponte do Rio Jaracatiá, e falta aproximadamente 1,5 quilômetro. Nestes oito anos conseguimos, aproximadamente, fazer um quilômetro por ano. Cremos que até o final do ano vamos entregar faltando menos de um quilômetro para o Evandro e o Giva finalizarem. O sonho continua. Nós já fizemos esse tipo de trabalho, essa base de calçamento que já está projetada e preparada para receber o asfalto. O sonho precisa se tornar realidade e, cada um fazendo um pouco, vamos chegar lá.

Quero agradecer a cada um dos prefeitos que já passaram por Boa Esperança, desde o seu Zelino Thomazi, Ervino Alberton e o Antônio Udcenski, que fizeram sua parte para o município chegar onde está", finaliza Claudemir Freitas.

Entrevista concedida a Alexandre Baggio do Jornal de Beltrão.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Entrevista do Jornal de B