• Novembro Azul •
19 de novembro de 2018

Na última quarta-feira,14, em Boa Esperança do Iguaçu aconteceu o Novembro Azul.

Em uma tarde toda dedicada á saúde do homem a secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu recebeu aproximadamente 200 participantes que prestigiaram uma importante palestra sobre a saúde do homem e realizaram exames de PSA e agendamento para teste rápido de HIV, sífilis e hepatites e aproveitaram um delicioso coquetel.

Quem conversou com os presentes sobre a importância da Prevenção e do Diagnostico do Câncer foi o Drº Wilson Riedlinger que além de orientador é um dos fundadores e presidente do Conselho Fiscal da Uopeccan de Cascavel, um dos maiores centros de tratamento de câncer da região.

Durante o bate papo Dr Riedlinger destacou que chegar aos 50 anos com saúde já não é mais um problema para a maioria das pessoas, mas uma coisa é certa: os cuidados devem se intensificar a partir dessa idade.

E isso inclui os homens por que ao contrario do que eles pensam, eles também são acometidos pelo avanço da idade. A partir dos 50 anos, é preciso fazer exames anuais capazes de identificar precocemente o câncer de próstata, segunda principal causa de morte entre o público masculino depois do de pulmão.

Para que tomem consciência da importância da prevenção, foi instituído o “Novembro Azul”, mês dedicado a falar sobre a doença.

O câncer de próstata, quando detectado no início, tem 90% das chances de cura. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), muitos homens acabam deixando os exames de lado por puro preconceito e descobrem o problema quando já está em um estágio avançado.

O prefeito Evandro Cecato que participou da tarde parabenizou os trabalhos desenvolvidos pela secretaria de saúde em prol da informatização e orientação da população sobre diversos malefícios, parabenizou todos os homens presentes e destacou que o numero expressivo mostra a preocupação e o interesse em se ter mais saúde em se prevenir e buscar orientações sobre os males que podem ser acometidos.

A secretária de Saúde Vaneide Favero agradeceu a presença do Drº Riedlinger que se dispôs a vir conversar sobre o tema de forma tão aberta e por ter  colocado a disposição da administração tanto os seus serviços como da Uopeccam, também agradeceu o empenho e dedicação de toda a sua equipe que sempre está pronta e disposta para qualquer situação que envolva a saúde e bem estar da população e ao Presidente do Clube de Idosos Gervasio Michels que sempre apóia e incentiva as ações e sede o Clube para a realização dos eventos.

A administração agradece a presença dos vereadores Neri Borsa, Gervásio Michels, Sérgio de Sauza, Salésio Martendal e Volnei Tessaro, assim como a presidente do Conselho Municipal de Saúde Elvira Maria Biavatti que sempre prestigiam os trabalhos.