• Normativas 76 e 77 - Leite •
08 de outubro de 2019

Cadeia Produtiva do Leite em Seminário Sobre as Instruções Normativas 76 e 77 em Boa Esperança do Iguaçu

Produtores Rurais e Agropecuaristas de Boa Esperança do Iguaçu, estão reunidos na tarde desta terça-feira, 08 de outubro para tratar em Seminário nas Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O encontro teve na abertura a presença do Vice Prefeito Givanildo Trumi, que representou o Prefeito Evandro Luiz Cecato que cumpria agenda em Curitiba, ainda do Técnico do Departamento de Agricultura, Valmor Antonio Bittencourt, do Técnico do Instituto Emater em Boa Esperança do Iguaçu, Valdisio Candido Moreira, Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares, Ademar Candido da Silva, do Presidente da Câmara, Vereador Gervásio Michels e do Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth.

Presente ainda no Seminário Municipal de Produção de Leite, o Chefe do Escritório Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento SEAB em Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, da Médica Veterinária da SEAB/ADAPAR Regional Dois Vizinhos Dra. Khátia Eliane Formighieri, do Gerente Regional da Emater em Dois Vizinhos Arnildo José Sganzerla, ainda da Emater Regional o Técnico Rafael Cavalieri – Responsável pela Pecuária Leiteira na Unidade Regional.

No Seminário realizado em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural SENAR Paraná, as duas Instruções Normativas que tratam do leite a de n. 76 que orienta sobre a questão da qualidade do leite e a Instrução 77 que estabelece critérios, procedimentos para produção, conservação, transporte, armazenamento, recebimento entre outras etapas da cadeia produtiva do leite e dos seus derivados. Ambas as Normativas são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA do Governo Federal, de 26 novembro de 2018.

O instrutor do SENAR foi Francisco Romano Gaievski de Francisco Beltrão.

A Equipe de Técnicos foi unanime em afirmar que ambas as normativas vieram para melhorar a qualidade do leite produzido no país, para valorizar o produto e não para causar terrorismo em ninguém. O leite e seus derivados são alimentos e como tal precisam do mínimo de higiene e cuidado. A pergunta feita era, você e sua família consomem, se alimentam do leite e derivados como queijo por exemplo, produzidos com o leite que você vende aos laticínios? É essa a consciência que o produtor deve ter, como se ele próprio e sua família fossem se alimentar com esse produto.

A Médica Veterinária Khátia Eliane Formighieri, informou os presentes da nova fase conquistada pelo Estado do Paraná, com relação a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa, apartir de novembro, o produtor precisará apenas registrar todos os animais que possui na propriedade, não mais apenas os bovinos, no entanto não precisará mais aplicar a vacinação no rebanho. Paraná passa a ser área livre da aftosa sem vacinação em breve.

Ao final foi distribuído material orientativo e servido coquetel aos 65 participantes e Equipe.

População 2022 2.455