• Lago Com Novo Zoneamento •
10 de novembro de 2017

IAP estabelece novo zoneamento da Usina de Salto Caxias - A decisão é pioneira e beneficia também Boa Esperança do Iguaçu

Os terrenos do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica têm novo plano de uso e ocupação. A decisão é pioneira e o objetivo é avaliar se as mudanças propostas poderão ser cumpridas na prática.

Os terrenos do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias), instalada nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, no Oeste do Paraná, têm um novo zoneamento do uso e ocupação. Na noite desta quinta-feira (09), em Boa Vista da Aparecida, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, assinou a portaria que estabeleceu o novo plano de uso e ocupação das áreas.

“A nova portaria não significa que tudo está liberado. É preciso responsabilidade de cada um de vocês, especialmente dos empresários. É preciso saber usar bem o reservatório para atrair os turistas. A partir do momento que ele for contaminado, o turismo acaba em toda região”, disse Mossato Pinto.

Para o prefeito de Boa Vista da Aparecida e presidente do movimento Pró-Caxias, Leonir dos Santos, o novo plano diretor mudará a realidade e será um marco no desenvolvimento dos municípios. “Sonhávamos e esperávamos pela nova regulamentação há muito tempo. Boa Vista Aparecida e Região serão outras depois desse dia”, garantiu.

A portaria foi assinada pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, durante reunião com prefeitos, empresários e lideranças do Oeste paranaense.

“Estamos aqui para honrar o compromisso assumido há um ano e meio pelo governador Beto Richa com o desenvolvimento de toda essa região”, afirmou o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, que participou da reunião.

MUDANÇAS - O presidente do IAP explicou que o plano é provisório e que técnicos do IAP e representantes dos municípios lindeiros terão 90 dias para realizar ajustes e estabelecer regras definitivas. Segundo ele, a decisão é pioneira e o objetivo é avaliar se as mudanças propostas poderão ser cumpridas na prática.

A nova regulamentação do entorno da usina de Salto Caxias define quais áreas podem ser utilizadas para lazer – com marinas, decks e praias artificiais, por exemplo – e quais precisam ser preservadas.

As normas já vinham sendo discutidas pelo chefe da Casa Civil e os prefeitos de Três Barras do Paraná (Hélio Bruning), Nova Prata do Iguaçu (Adroaldo Hoffelder), São Jorge do Oeste (Gilmar Paixão), Boa Esperança do Iguaçu (Evandro Cecato), Salto do Lontra (Maurício Baú) e Boa Vista da Aparecida (Leonir dos Santos). E também em audiências públicas e encontros entre técnicos da prefeitura e do IAP de Curitiba e do escritório regional do instituto.

USINA – A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, também conhecida como Salto Caxias, pertence à Copel e foi inaugurada em 1999. Sua capacidade de produção é de 1.240 megawatts e fornece energia elétrica para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Participaram do evento os deputados estaduais André Bueno, Paulo Litro além de prefeitos, vereadores e lideranças de toda região Oeste.

A Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo de Boa Esperança do Iguaçu, Loire Biavatti Francischini, falou do trabalho realizado ao longo de meses em parceria com os municípios, para essa conquista obtida junto ao órgão ambiental do Paraná, o IAP, que é inédita em se tratando de lagos artificiais no estado.