• Giro Técnico da Soja •
10 de dezembro de 2019

Equipe da Emater, do Departamento de Agricultura e Produtores de Boa Esperança do Iguaçu Participam do Giro Técnico da Soja

Equipe da Emater, do Departamento de Agricultura e Produtores de Boa Esperança do Iguaçu participam do Giro Técnico da Soja.

O Técnico do Instituto Emater do Município, Valdisio Candido Moreira, destaca que até o momento a safra está correndo dentro da normalidade para a cultura da soja. Destaca ainda que se desenvolve com condições climáticas favoráveis principalmente nos últimos 15 dias e que a grande maioria das áreas estão no estágio reprodutivo, desde o florescimento, formação de vagens e enchimento de grãos.

O Departamento Municipal de Agricultura, juntamente com a Unidade da Emater tem realizado o acompanhamento de algumas ações em algumas propriedades com a colaboração dos proprietários do Município, destacou o Técnico Valmor Antonio Bittencourt.

A equipe, destacou que o manejo de pragas é realizado desde 2014 e que atualmente duas propriedades, URs (Unidades de Referência) são monitoradas em locais diferentes.

Na propriedade do produtor Fernando Cappellesso, em Linha Vachin, a área é monitorada com coletor de esporos.

Na Comunidade de Morro Azul, na propriedade do produtor Claudino Candiotto, com acompanhamento do manejo de pragas, como lagartas e percevejos, no caso de doenças também é monitorada a ferrugem asiática (phakopsora Pachyrhízi) com uso de equipamentos coletor de esporos e que semanalmente é analisado a presença ou não do esporo com auxílio de microscópio.

Essas ferramentas e esse trabalho, ajudam o produtor, os técnicos e a equipe, a tomar decisões no uso adequado se necessário de fungicidas e inseticidas nas lavouras. Evitando o uso indiscriminado e evitando maiores custos ao produtor.

Até o momento, na micro região de Dois Vizinhos, sem registro da presença de esporos nas lavouras, porém, o momento é de atenção, para quem acompanha o monitoramento, pois, as condições climáticas favoráveis a presença do esporo da ferrugem de agora em diante são mais frequentes.

A área de soja cultivada no Município é estimada em 4.400 hectares para a safra 2019/2020, com uma perspectiva de produção aproximada de 16.300 toneladas. Na última safra 2018/2019 a produção foi de 15.480 toneladas de soja em uma área de 4.300 hectares, conforme informações da Seab/Deral, 2018.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Emater e do Departamento de Agricultura.