• Produção Leiteira •
18 de dezembro de 2019

Tecnologia e Planejamento Para Garantir Atendimento aos Produtores e a Produção Leiteira de Boa Esperança do Iguaçu

Os Departamentos de Agricultura e de Desenvolvimento Rural de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram Encontro de Planejamento na quinta-feira, 12 de dezembro de 2019.

O encontro teve início às 14:00 horas, foi realizado no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida e contou com a presença de 62 Produtores Rurais, além da Equipe dos Departamentos e Convidados.

O objetivo em reunir os produtores rurais, em especial os produtores de leite foi o de informar novidades na produção de silagem. A equipe passará a utilizar dados obtidos via satélite ou georreferenciados por GPS para determinar áreas da cultura do milho nas propriedades que serão transformados em silagem para alimentação do rebanho, em especial bovinos de leite. O cálculo do custo ao produtor, que será subsidiado pela Administração Municipal, ficará mais exato e justo, uma vez se calculando a área e não mais o pagamento em horas. Conforme destacou o Prefeito Evandro Luiz Cecato em sua exposição no Encontro.

O Técnico Valmor Antonio Bittencourt – Tunico, do Departamento de Agricultura também destacou o novo sistema, pioneiro na região e relatou sobre o atendimento aos produtores rurais, mesmo no período de final de ano.

O Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas), Valmor Tessaro, destacou os novos equipamentos adquiridos pelo Município e que outros serão licitados, estes com maior capacidade produtiva para que se consiga atender todos os produtores e suas demandas. Segundo ele, os produtores precisam solicitar a medição da área, fazer o pagamento no Setor de Tributação da Prefeitura e em seguida agendar o atendimento no Setor de Patrulhas Agrícolas. Ressaltou que toda a equipe estará mobilizada nos setores pra atender nossos produtores, conforme orientado pelo Prefeito Evandro.

Presente no Encontro o Técnico da Emater do Município Valdisio Candido Moreira, destacou as inovações que serão aplicadas ao setor e informou os presentes sobre cursos já agendados ou em fase de agendamento junto ao Senar Regional de Francisco Beltrão. Para mais informações interessados devem procurar a Emater do Município ou pelo telefone 46-3537-1006.

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

O Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth, destacou no encontro informações colhidas em visitas feitas as propriedades rurais de Boa Esperança do Iguaçu. São números espetaculares as informações colhidas.

Atualmente são 195 propriedades rurais produzindo leite; São 2.891 vacas em lactação, produzindo 15,14 litros média/dia. Segundo os dados ainda tem no rebanho 998 vacas secas nesse momento, 40 vacas para o consumo, 853 novilhas (0 a 12 meses) e 1.136 novilhas no total.

Boa Esperança do Iguaçu produz 43.775 mil litros de leite por dia, que se calculado ao valor de R$1,25 reais/litro, mês, a soma chega a 1.641,562,50 milhão de reais o valor da produção leiteira.

Para se alimentar todo esse rebanho e garantir a produção bem acima da média do Estado inclusive, a produção de silagem vai contar com novas máquinas ensiladeiras, novo sistema de medição de área e planejamento de safra.

Foi destacado ainda no Encontro que o Município tem 476 hectares de milho para silagem na safra normal e 574,95 hectares para a 2ª safra (Safrinha). Possui 633,76 hectares em pastagens (potreiros) e 395,97 hectares em pastagens melhoradas para o rebanho.

Assessoria de Comunicação, Com Informações das Equipes dos Departamentos de Agricultura e Desenvolvimento Rural.