• Alistamento Militar 2020 •
03 de janeiro de 2020

Prazo Para Alistamento Militar Começou Nesta Semana em Todo o Brasil

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Nesta quarta-feira (1º) teve início o prazo para realizar o alistamento. É possível fazer o alistamento online, para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

O jovem que não tiver facilidade de acesso à internet deve ir à Junta de Serviço Militar de Boa Esperança do Iguaçu levando em mãos a certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de residência e CPF. Quem fez o alistamento pela internet deve comparecer à Junta de Serviço Militar para validar documentação bem como para obter informações com relação a data de Juramento à Bandeira.

O coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel Fernando Penasso, dá exemplos de impedimentos que podem ocorrer com quem não regularizar a sua situação. “Ele não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada”, entre diversos outros impedimentos, exemplificou.

Quem perdeu o prazo para se alistar em 2019 ou em anos anteriores deve procurar à Junta de Serviço Militar, mas o atraso implicará no pagamento de multa. O alistamento militar é obrigatório e deve ser feito no ano que jovem completa 18 anos.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano. Para mais informações, acesse o site: https://www.defesa.gov.br/servico-militar.

Em Boa Esperança do Iguaçu

A 363ª Junta de Serviço Militar, do Município, está instalada na Rua Demétrio Pinzon, 025, Sala 04, junto a outros serviços e fica em frente à Praça Municipal Maria Francisca da Silva, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

O contato também pode ser feito pelo telefone 46-3537-1091.

Assessoria de Comunicação.

Foto e Informações: Por Lane Barreto / Divulgação.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Ministério da Defesa.