• Reajuste de Servidores •
18 de fevereiro de 2020

Executivo Municipal Concedeu 12,84 de Reajuste a Professores e Servidores da Educação e Reposição de 4,48 aos Demais Servidores de Boa Esperança do Iguaçu

O Vice Prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Prefeito em Exercício Givanildo Trumi, encaminhou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei para reposição salarial dos Servidores Municipais.

O Projeto de Lei 003/2020, concedeu reposição salarial de 4,48%, referente ao período de janeiro a dezembro de 2019 e será pago já apartir deste mês de fevereiro.

O Projeto de Lei 004/2020, concedeu reajuste salarial aos professores e servidores do quadro do magistério do Município no valor de 8,36%, conforme Lei Federal 11.738/2008, que trata do piso salarial profissional nacional dos profissionais do magistério público da educação básica. Os professores e servidores da educação tiveram portanto 12,84% somados reposição e reajuste e que já serão pagos apartir deste mês de fevereiro.

Ambos os projetos foram colocados em votação pelo Presidente da Câmara, Vereador Gervásio Michels e recebeu aprovação por unanimidade, para a alegria dos professores e servidores da educação que lotavam a Sala das  Sessões da Câmara nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020.

Em seguida foi votado Projeto de Lei, também de iniciativa do Executivo Municipal, que abre crédito adicional especial no valor de 60.000,00 mil reais que atende questões de saúde da Apae. Projeto aprovado por unanimidade dos legisladores do Município.

Ainda na Sessão desta segunda-feira, foram apresentados, discutidos e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei de iniciativa da Câmara Municipal, de números 001/2020, 002/2020 e 003/2020 que prevê reposição monetária, no valor de 4,48% e que serão pagos apartir de fevereiro, aos Servidores da Câmara Municipal, aos Vereadores e ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários Municipais.

A Reposição Monetária de que tratam os referidos projetos, corrigem defasagem relativa, janeiro a dezembro de 2019. E foi calculado de acordo com o INPC/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice usado também para correção do salário mínimo.

Após as votações, o Prefeito em Exercício Givanildo Trumi, usou a tribuna e cumprimentou os vereadores pelas votações, as pessoas que participavam da sessão em especial professores e servidores da educação e o Prefeito Evandro Luiz Cecato, que também estava presente.

Givanildo, destacou ainda que Boa Esperança do Iguaçu é um dos poucos Municípios do Sudoeste do Paraná que vai conseguir pagar o piso salarial do magistério e a reposição dos servidores municipais. Pra que isso fosse possível a economia de recursos e a boa gestão precisam ser realizadas e com prefeito Evandro estamos trabalhando dessa forma.

Por fim, o Prefeito em Exercício, destacou a sua participação e de vereadores em audiência em Curitiba, na Assembleia Legislativa que tratou de discutir e repudiar iniciativa que busca extinguir municípios com menos de 5.000 mil habitantes.

O Município é o local onde as pessoas vivem, usam a saúde, a educação e a estrutura de atendimento direto aos serviços básicos, como estradas e apoio ao produtor rural. De tudo o que o Brasil arrecada de impostos, na casa de trilhões, 58% fica com o Governo Federal, 24% para o Governo do Estado e 18% para os Municípios. Fica evidente que não são os Municípios o problema na administração pública, más, a má gestão ao longo de décadas com os recursos públicos.

Foi registrado ainda, que a Carta do Paraná, que repudia a extinção dos Municípios com até 5.000 mil habitantes, recebeu o apoio dos 54 deputados estaduais, situação e oposição em uma das poucas vezes se uniu por uma causa.

Assessoria de Imprensa, com Informações da Direção da Câmara de Vereadores.