• Audiência Pública da Saúde •
06 de março de 2020

Saúde dos Esperancenses do Iguaçu Recebeu no 3º Quadrimestre de 2019 Acima de Um Milhão e Trezentos Mil em Investimento

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram audiência pública para prestação de contas das atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2019.

Na Câmara de Vereadores, às 09:00 horas da manhã do dia 28 de fevereiro, com a Presença do Prefeito Evandro Luiz Cecato, do Vice Givanildo Trumi, da Secretária de Saúde Vaneide Fávero, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Vereadores e População Convidada foi realizada a prestação de contas conforme determina a legislação.

Foi investido na saúde da população do Município acima de um milhão de reais (R$1.352.168,97), ou seja 19,20% do orçamento no período de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2019 – Portanto no 3º quadrimestre do ano passado o setor de saúde recebeu esse investimento.

Do Valor de R$ 1.352.168,97 milhão de reais, R$ 304.293,76 mil reais (22,90%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS), R$ 1.047.875,21 mil reais (77,50%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Saúde Vaneide Fávero apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente a todos os participantes que estavam convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas.

No relatório número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas (NASF, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Imunização, entre outros).

O registro da situação da dengue no Estado do Paraná e no Brasil e por fim, o pedido a todos os presentes para que seja redobrada a atenção evitando assim qualquer caso no Município.

Todo o investimento e o trabalho realizado busca oferecer saúde de qualidade a população do nosso Município, resumiu em sua fala o Prefeito Evandro Cecato.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.