• Vacinação Contra Gripe H1N1 •
25 de março de 2020

Equipe da Secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu Vacina Em Casa Idosos e Pessoas do Grupo de Risco Contra a Gripe H1N1

A Equipe da Secretaria de Saúde do Município de Boa Esperança do Iguaçu esta vacinando contra a gripe causada pelo vírus Influenza A - H1 N1, pessoas acima de 60 anos, idosos e outras pessoas com doenças crônicas em suas residências, tanto na cidade quanto no interior desde o dia 23 de Março, quando iniciou a campanha nacional.

Segundo a Secretária de Saúde Vaneide Fávero, a primeira ação da Equipe foi vacinar todos os profissionais e servidores da área da saúde, foram imunizados contra a Gripe H1 N1, 43 profissionais / servidores que atuam no setor.

Em seguida, na semana de 23 de março com as doses recebidas foi iniciada a vacinação a domicilio do público alvo. A vacinação já foi realizada no Centro, nos Bairros Vila Nova, Esperança, Loteamento Sol Nascente / Conjunto Residencial Novo Horizonte e Jardim Araucária da Cidade de Boa Esperança do Iguaçu. Conforme registrou Marivani Ramos da Silveira, Técnica de Enfermagem e Responsável pela Sala de Vacinas da Unidade de Saúde da Família.

A receptividade é destaque em todas as residências visitadas pela Equipe, que além da vacinadora a Técnica Marivani, tem um motorista e uma auxiliar.

No interior do Município foram realizadas visitas na Comunidade de Cerro Azul, Linha Vachin, Barra do Piracema, Nossa Senhora do Carmo, Colônia Rica II, São Luiz do Iguaçu e Linha Salvático até a data de 30/03/2020.

A equipe porém destaca, que todas as Comunidades vão receber o atendimento a domicílio para esse público prioritário conforme as doses de vacina forem chegando entregues pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, à 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, que repassa aos 27 Municípios da Regional. Dessa forma, esse público não precisa se deslocar e nem vai ocorrer aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde, registrou a Enfermeira Jailene Ramuski, Responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município. A iniciativa segundo ela é para evitar a qualquer custo a contaminação dessas pessoas pelo Coronavírus, em virtude da pandemia da doença (COVID-19).

Até o momento Boa Esperança do Iguaçu recebeu 310 doses de vacina encaminhadas pelo Ministério da Saúde (SUS) até a data de 30/03/2020.

No ano passado muitos idosos e pessoas do grupo de risco não tomaram a vacina, por isso nesse ano está ocorrendo a falta das doses, por que a estimativa para o fornecimento é feita com base nos números do ano anterior. Em virtude da pandemia que vem ocorrendo praticamente todos (as) optaram por receber a imunização nesse ano. TODOS SERÃO VACINADOS, as doses estão sendo solicitadas e à medida em que forem entregues serão aplicadas.

O dia D, da Campanha de Vacinação Contra a Gripe causada pelo vírus Influenza A - H1 N1 será em 09 de maio – Sábado.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.