• Audiência Pública do Executivo •
02 de junho de 2020

Finanças e Contabilidade Prestaram Contas em Audiência do Executivo de Boa Esperança do Iguaçu

O Executivo de Boa Esperança do Iguaçu através da Secretaria de Finanças e do Departamento de Contabilidade realizaram Audiência Pública Quadrimestral de Avaliação do Cumprimento de Metas Fiscais, nesta sexta-feira 29 de Maio, na Câmara de Vereadores, às 09:30 horas quando foram apresentados os números e o trabalho referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, ao 1º quadrimestre do ano de 2020.

A Audiência dá transparência ao trabalho feito para a população do Município, visa atender o disposto no art. 9º, parágrafo 4º da Lei 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal e art. 166 parágrafo 1º da Constituição Federal do Brasil. Na ocasião foi feito a leitura do Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2020 apresentando a situação contábil do Município pelo Contador Edson José Guizoni Necker.

Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Evandro Luiz Cecato, Secretários e Diretores Municipais, Vereadores e Convidados que acompanharam a audiência aberta a questionamentos e perguntas a todos os presentes. O Prefeito Evandro falou da importância da realização da audiência e do acompanhamento das finanças municipais.

Um dos cuidados da Administração e uma curiosidade da população é o gasto com relação ao quadro de pessoal sendo que nos últimos 12 meses foram gastos 48,45% do orçamento o que por lei pode chegar a 54% do orçamento. E ainda o gasto com o Poder Legislativo que pode ser usado até 6% do orçamento chegando portanto, a 60% do orçamento o gasto com pessoal o que estamos portanto dentro da normalidade.

Município apresenta superávit financeiro e orçamentário considerando as contas programadas para pagamento. O Município esta, portanto, em perfeita ordem e de acordo com a legislação pertinente seja ela Municipal, Estadual, Federal e as Orientações do Tribunal de Contas.

Na Audiência a presença do Secretário Municipal de Finanças Edenilso José Ogliari que em conversa com esta Assessoria reiterou a importância da participação da população para o conhecimento e acompanhamento das finanças do Município, da arrecadação e dos investimentos feitos.

O Contador Edson José Guizoni Necker, relatou que a Prefeitura está com as contas em dia, salário do funcionalismo pago, bem como repassado 29,24% para a educação e 14,37% do orçamento para a saúde acima do estabelecido por lei (25% para educação e 15% para saúde). Vale lembrar que os relatórios são publicados no Portal da Transparência no Site da Prefeitura Municipal www.boaesperancadoiguacu.pr.gov.br para conhecimento público. E ainda no site do Diário Oficial Eletrônico da AMSOP.

Por fim, vale registrar que nos 04 primeiros meses de 2020, Boa Esperança do Iguaçu perdeu R$ 535.852,25 mil reais, do FUNDEB, Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, se levar em consideração o valor que o Município contribuiu com o fundo e o valor que recebeu de volta através dos repasses do Governo.


Assessoria de Comunicação, Com Informações da Secretaria de Finanças e do Departamento de Contabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual