• Audiência Pública da Saúde •
04 de junho de 2020

Saúde dos Esperancenses do Iguaçu Recebeu no 1º Quadrimestre de 2020 Um Milhão e Cem Mil em Investimentos

A Equipe da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram audiência pública para prestação de contas das atividades referentes ao 1º quadrimestre de 2020.

Na Câmara de Vereadores, às 09:45, da manhã do dia 29 de maio, com a Presença do Prefeito Evandro Luiz Cecato, da Secretária de Saúde Vaneide Fávero, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores, Vereadores e alguns convidados (devido a situação da pandemia o local foi adaptado e o número de participantes reduzido).

Foram investidos na saúde da população do Município quase um milhão e cem mil reais (R$1.094.533,03), ou seja 14,37% do orçamento no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020 – Portanto, no 1º quadrimestre desse ano.

Do Valor de R$ 1.094.533,03 milhão de reais, R$ 336.838,81 mil reais (30,77%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde / Governo Federal e R$757.694,22 mil reais (69,23%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Saúde Vaneide Fávero apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente aos participantes que estavam convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas.

No relatório número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas (NASF, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Imunização, entre outros).

O registro da situação da dengue no Estado do Paraná e no Brasil e por fim, o pedido a todos os presentes para que seja redobrada a atenção evitando assim qualquer caso de dengue no Município.

Por fim, a situação da pandemia da CONVID-19 foi tratada e as informações a nível de Município apresentadas. Felizmente até o presente momento, nenhum caso foi registrado. Pessoas foram monitoradas ao longo desses meses, barreiras, orientações, legislação foi criada e muito trabalho realizado. Os cuidados devem continuar pra evitar qualquer contaminação na população.

Todo o investimento e o trabalho realizado busca oferecer saúde de qualidade a população do nosso Município, resumiu em sua fala o Prefeito Evandro Cecato.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.