• Merenda Escolar •
16 de junho de 2020

Merenda Escolar se Transforma em Cestas de Alimentos e Atende Familiares de Alunos em Boa Esperança do Iguaçu

Com a paralisação das aulas presenciais no Município de Boa Esperança do Iguaçu, desde 20 de março de 2020, devido a pandemia do Corona Vírus – COVID-19, a Equipe da Secretaria de Educação e Cultura passou a organizar cestas de alimentos com os itens que seriam usados na merenda escolar.

Os alunos da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, que estão estudando em casa, passaram a receber as cestas de alimentos (kits de alimentos), com a paralisação das aulas, conforme registrou a Diretora Silvane Klunk, a entrega é feita de acordo com a demanda de alimentos que chegam.

Da mesma forma, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança (CMEI), com a paralisação das aulas, passaram a receber os kits de alimento, conforme registrou a Diretora Ediane Paula Raupp Maria. A entrega também é de acordo com a demanda de alimentos que chegam a Unidade Educacional.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, destacou, que o objetivo da iniciativa é auxiliar na alimentação das famílias e dos próprios alunos, nesse período crítico de pandemia em que estão estudando em casa. Ela destacou, que muitos dos alimentos adquiridos para a alimentação escolar, já provém da agricultura do próprio Município, a iniciativa tem o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado e do Prefeito Evandro Luiz Cecato. Dessa forma, além de garantir alimento de qualidade na alimentação escolar, se gera a renda ao produtor rural e fomenta a economia de Boa Esperança do Iguaçu.

A separação e organização dos alimentos nas cestas de alimentos (kits de alimentos) é orientada e organizada pela Nutricionista do Município, Deiziane Daniel. O destaque são os alimentos de qualidade, com adequada orientação nutricional, alimentos em sua maioria produzidos no Município e entregues logo após a colheita ser feita na lavoura ou logo após serem produzidos na residência dos produtores.

Os itens entregues são dezenas e de variedades diversas conforme tabelas de produtos nas imagens que fazem parte da presente matéria.  Já a seleção das famílias que recebem as doações, são prioritariamente as famílias atendidas pelos programas sociais e as selecionadas pela equipe, sendo que estas, só recebem após aprovação do CAE – Conselho de Alimentação Escolar do Município. Conselho que tem como Presidente Roseni Silva de Campos Prodocimo.

Também com a orientação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, está sendo feita a distribuição da merenda escolar que seria servida aos alunos do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, às famílias e à estes para consumo em casa, conforme registrou a Diretora Cleonizete Totti. A rede estadual de ensino continua com as aulas que são realizadas a distância.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Secretaria de Educação e Cultura.