• Trator Solidário •
24 de junho de 2020

O Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários do Governo do Estado Está Recebendo Projetos em Boa Esperança do Iguaçu

O Programa do Governo do Estado do Paraná, Trator, Implementos e Equipamentos Solidários está recebendo propostas de produtores rurais no Município de Boa Esperança do Iguaçu.

O recebimento de projetos / propostas está sendo feito, para os agricultores interessados, porém com curto espaço de tempo e vai beneficiar agricultores que se enquadrem na linha do PRONAF (Agricultura Familiar).

Informações e apoio, podem ser obtidas com o Técnico do Instituto Emater no Município Valdisio C. Moreira, junto a Emater e ainda com o Técnico do Departamento de Agricultura Valmor Antonio Bittencourt. Para agilizar atendimento o contato também pode ser feito por telefone 46-3537-1006.

Os Técnicos, lembram que alguns Agentes Financeiros e Cooperativas de créditos, estão credenciados para receber propostas / projetos e realizar os financiamentos. O Programa disponibiliza para financiamentos Tratores como TTL 55 e TL 75 CV, Colhedoras 175 cv, além de Pulverizadores de 400 a 900 litros.

TRATOR SOLIDÁRIO

O programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a Agricultura Familiar do Estado do Paraná possibilita o financiamento, com preços mais acessíveis, de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores. É uma parceria entre a Seab, a Emater, a Fomento Paraná, agentes financeiros e cooperativas de crédito, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.

Público-alvo

O programa Trator Solidário é destinado a pequenos produtores com propriedades entre 12 e 80 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola. Esse segmento responde por cerca de 40% a 45% da produção bruta do Estado. São pequenas propriedades exploradas, em sua maioria, pela própria família. Contudo, algumas delas empregam um trabalhador permanente e, nas épocas de pico de plantio, tratos cultuais e colheita, podem contratar até dois trabalhadores temporários. A pequena propriedade tem, portanto, um papel relevante na geração de postos de trabalho e de renda.

Objetivos

O Trator Solidário é um programa de cunho social, dirigido a um público específico. Adaptado ao relevo paranaense, demonstra eficiência, baixo nível de inadimplência dos beneficiários e demanda constante por aquisição, renovação e ampliação de máquinas e equipamentos ano a ano. Visa à expansão e à verticalização da produção agropecuária estadual, à promoção do crescimento da produtividade e à modernização do campo, sem perder de foco custos e qualidade. O programa, como Política Pública de Estado, é imprescindível para o aumento da renda e da qualidade de vida do homem do campo, contribuindo, desta forma, para a desaceleração do êxodo rural.

Resultados

Em mais de uma década de existência, o programa já entregou aos pequenos produtores rurais familiares cerca de 12 mil tratores. Até 2015, o Trator Solidário trabalhava apenas com tratores agrícolas entre 55 a 75/CV de potência. Hoje, oferta também colhedoras de grãos de milho de no mínimo 175/CV e pulverizadores de até 900/I.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Emater e da SEAB – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.