• Merenda Escolar •
10 de julho de 2020

Merenda Escolar se Transforma em Cestas de Alimentos e Atende Familiares de Alunos em Boa Esperança do Iguaçu

Com a paralização das aulas presenciais no Município de Boa Esperança do Iguaçu, desde 20 de março de 2020, devido a pandemia do Corona Vírus – COVID-19, a Equipe da Secretaria de Educação e Cultura passou a organizar cestas de alimentos com os itens que seriam usados na merenda escolar. A Equipe realizou nesta semana a 3ª entrega de cestas.

Os alunos da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, que estão estudando em casa, passaram a receber as cestas de alimentos (kits de alimentos), com a paralisação das aulas, conforme registrou a Diretora Silvane Klunk, a entrega é feita de acordo com a demanda de alimentos que chegam. A última entrega foi nesta terça-feira, 07 de julho.

Da mesma forma, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança (CMEI), com a paralisação das aulas, passaram a receber os kits de alimento, conforme registrou a Diretora Ediane Paula Raupp Maria. A entrega também é de acordo com a demanda de alimentos que chegam a Unidade Educacional. A última entrega foi nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, destacou, que o objetivo da iniciativa é auxiliar na alimentação das famílias e dos próprios alunos, nesse período crítico de pandemia em que estão estudando em casa. Ela destacou, que muitos dos alimentos adquiridos para a alimentação escolar, já provém da agricultura do próprio Município, a iniciativa tem o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado e do Prefeito Evandro Luiz Cecato. Dessa forma, além de garantir alimento de qualidade na alimentação escolar, se gera a renda ao produtor rural e fomenta a economia de Boa Esperança do Iguaçu.

A separação e organização dos alimentos nas cestas de alimentos (kits de alimentos) é orientada e organizada pela Nutricionista do Município, Deiziane Daniel. O destaque são os alimentos de qualidade, com adequada orientação nutricional, alimentos em sua maioria produzidos no Município e entregues logo após a colheita ser feita na lavoura ou logo após serem produzidos na propriedade dos produtores.

Foram entregues 140 cestas (kits de alimentos) na Escola Municipal e 34 no CMEI. Os itens entregues são dezenas e de variedades diversas. Já nesta 3ª entrega de cestas (kits de alimento) foram atendidas todas as famílias que desejaram ou precisavam receber as doações. Bastava pra isso ter alunos frequentando uma das Unidades Educacionais do Município. Em entregas anteriores, estas foram feitas após aprovação do CAE – Conselho de Alimentação Escolar do Município. Conselho que tem como Presidente Roseni Silva de Campos Prodocimo, sendo nesta entrega atendidos todos que desejaram.

Também com a orientação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, está sendo feita a distribuição da merenda escolar que seria servida aos alunos do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, às famílias e à estes para consumo em casa, conforme registrou a Diretora Cleonizete Totti. A rede estadual de ensino continua com as aulas que são realizadas a distância.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Secretaria de Educação e Cultura.