• Granizo, Ventos e Chuvas •
18 de agosto de 2020

Granizo, Ventos e Chuvas Intensas Causaram Destruição em Boa Esperança do Iguaçu

A população do Município de Boa Esperança do Iguaçu, vem sendo castigada pelas intempéries da natureza desde o final de semana. Na noite de sexta-feira (14/08/2020), por volta das 23 horas e 50 minutos, o interior do Município e a Cidade, foram atingidos por forte granizo, seguido de ventos e chuvas intensas, que se seguiram no final de semana e continuam atingindo o Município e região.

A Administração Municipal mobilizou equipe de servidores, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e com o apoio da própria população passou a atender logo após o sinistro, as famílias atingidas.

Em um primeiro momento foram entregues mais de 600 metros lineares de lonas de diversas larguras. Material que foi adquirido nas lojas do Município (enquanto ainda havia em estoque) e recebidas da Defesa Civil Estadual – Regional de Dois Vizinhos.

Também se esgotaram nas empresas do Município as telhas disponíveis. Os estoques foram refeitos e novamente há falta do material pra ser fornecido à população.

Neste momento a Equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a Equipe Técnica do Município trabalha no processo de decretação de situação de emergência, com o apoio da equipe da Defesa Civil Estadual.

DANOS

Segundo levantamentos da Equipe da Emater, do Departamento de Agricultura e com o apoio de Técnicos de Empresas do Município, estima-se que entre 10 a 15% das lavouras de trigo tenham sido comprometidas. Foram registrados danos ainda, em granjas e aviários.

Segundo a COMPDEC, 106 residências, já cadastradas, tiveram seus telhados e estruturas, danificadas ou destruídas. E buscam apoio com o fornecimento de cobertura junto a defesa civil estadual.

Houveram danos de grande monta ainda em benfeitorias rurais, como galpões, chiqueiros, estrebarias e outras estruturas.

Na Cidade várias empresas também sofreram danos.

As lavouras agrícolas, granjas avícolas, as residências e benfeitorias que possuem seguro, já acionaram as empresas seguradoras pra serem atendidas. A preocupação urgente nesse momento é com as famílias de baixa renda, conforme registrado pela Equipe da Secretaria de Assistência Social.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Defesa Civil.