• Recolhimento de Lâmpadas •
27 de agosto de 2020

Meio Ambiente de Boa Esperança do Iguaçu Realiza Ação Para Recolher e Destinar Lâmpadas

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, realizou nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2020, campanha para recolhimento e descarte de lâmpadas.

Em Parceria com a Secretaria de Urbanismo, local onde as lâmpadas vinham sendo entregues, foram recolhidas aproximadamente 120 lâmpadas em sua maioria fluorescentes e de barras, conforme registrou Claudia Maziero, responsável pelo Setor.

A empresa que fez o recolhimento, foi a Mega Reciclagem e Descontaminação de Lâmpadas de Curitiba.

A parceria para a iniciativa foi firmada com o Governo do Estado do Paraná, conforme Ofício 020/2020, de 18 de maio de 2020, recebido do Secretário Marcio Nunes, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Presidente do Grupo R-2.

O Governo do Paraná, firmou Termo de Compromisso em 28 de abril de 2020, com a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU). O Termo foi firmado ainda com a Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (RECICLUS).

A parceria firmada entre as entidades, descritas no Termo de Compromisso, buscam cumprir a Lei Federal N. 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Logística Reversa de Lâmpadas após consumo, é Lei, e no Paraná, as Prefeituras são parceiras para o cumprimento da legislação.

Em Boa Esperança do Iguaçu, a população e as empresas, devem entregar suas lâmpadas e material de iluminação na Secretaria de Urbanismo para a correta destinação. É proibido o descarte junto com o lixo reciclável, por conter nas luminárias produtos tóxicos e risco de acidente com o vidro.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Divisão de Meio Ambiente.