• Defesa Civil •
10 de setembro de 2020

Com 263 Residências Danificadas, Defesa Civil do Paraná Entregou Ajuda Humanitária ao Município de Boa Esperança do Iguaçu

Parte do Interior e a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu, foram atingidas por tempestade de granizo, seguido de vendaval, no último dia 14 de agosto de 2020 (Sexta-feira), por volta das 23 horas e 50 minutos.

A intensidade dos danos causados excedeu a capacidade de resposta a ser dada para população pelo Município, com isso a Administração Municipal solicitou ajuda a Defesa Civil Estadual.

A Administração Municipal, a 10ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Francisco Beltrão – CORPDEC e a Unidade Regional dos Bombeiros de Dois Vizinhos, distribuíram em um primeiro momento 700 metros lineares de lonas, com diversas larguras, para ajudar as famílias a proteger móveis e pertences das chuvas que se seguiram por dias após o sinistro principal (tempestade de granizo), além do frio intenso que ocorreu na mesma semana.

Em seguida a Administração Municipal, através da COMPDEC – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Boa Esperança do Iguaçu, iniciou o processo para decretação de situação de emergência, a elaboração dos laudos dos danos causados em residências, em benfeitorias, na agricultura, na pecuária, em prédios públicos e comunitários e em empresas. Nessa fase da operação atuaram 22 servidores públicos municipais, deslocados pelo Prefeito Evandro Luiz Cecato, de diversos setores, além de um voluntário da Defesa Civil Estadual.

Foram cadastradas 121 famílias, sendo que 108 destas famílias receberam 3.000 unidades de telha de fibrocimento (Eternit 4mm), as demais não se enquadraram ou possuíam em suas residências seguro residencial. Conforme destacou o Coordenador da Defesa Civil no Município Ademir Ribeiro.

O granizo causou danos em 263 residências e em centenas de benfeitorias. Destas, 142 residências possuíam seguro, 48 acionaram seguro junto a Cooperativa Cresol que já liberou quase 300.000,00 mil em apólices, 41 acionaram seguro junto ao Sicoob e mais de 50 acionaram seguro com a corretora independente que atua no Município.

Já com o processo de decretação de situação de emergência finalizado e homologado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, Boa Esperança do Iguaçu recebeu da Defesa Civil Estadual (CEDEC), 115 kits de limpeza, 115 kits de higiene pessoal, 70 kits dormitório e 56 colchões de solteiro.

A que se destacar a celeridade, eficiência e seriedade da Defesa Civil atualmente em atender os Municípios no Paraná. Com isso, o material recebido atendeu primeiramente todas as famílias que são atendidas pelos programas sociais do Governo Federal, conforme registrou a Secretária de Assistência Social Rozenilda Bittencourt Cecato – Preta e em seguida as demais que tiveram danos e se enquadraram nos critérios de atendimento da Defesa Civil.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Coordenadoria de Defesa Civil.