• Consórcio Procaxias •
29 de setembro de 2020

Boa Esperança do Iguaçu Vai Participar de Ação dos Municípios do Consórcio Procaxias no Controle de Algas no Lago

Nesta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, o Prefeito Evandro Luiz Cecato de Boa Esperança do Iguaçu, participou por vídeo conferência de reunião com o Deputado Paulo Litro, com Outros Prefeitos da Região e com o Diretor do Instituto Água e Terra IAT do Paraná.

A reunião teve como objetivo principal tratar a nível de Municípios do Consórcio Procaxias sobre ação para controlar a expansão de algas no Lago da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias (Governador José Richa).

Por videoconferência com o Diretor do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, José Luiz Scroccaro, com o Deputado Estadual Paulo Litro, com os Prefeitos de Capitão Leônidas Marques, Cláudio Quadri; de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Turmina e com representantes da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida e do Consórcio Público dos Municípios do Procaxias, o Prefeito Evandro participou do debate de iniciativas de contenção em relação à expansão de algas no Rio Iguaçu.

Durante o encontro foi definido que os prefeitos deverão dar entrada a uma Dispensa de Licenciamento Ambiental (DELAI) no site do IAT para providenciar a retirada das algas do rio, sendo que cada Município poderá solicitar a sua licença ou realizar em conjunto via Consórcio Procaxias. Também foi definido que o IAT – Instituto Água e Terra do Paraná, entrará em contato com a Copel e a Polícia Ambiental para buscar parcerias para a realização do trabalho de retirada das algas, bem como promover estudos com técnicos para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Assessoria do Deputado Paulo Litro e do Consórcio Procaxias.