• Praça Municipal •
27 de outubro de 2020

Praça Municipal Maria Francisca da Silva Sendo Totalmente Revitalizada em Boa Esperança do Iguaçu

A Praça Maria Francisca da Silva de Boa Esperança do Iguaçu, está sendo totalmente revitalizada e o objetivo é unir recreação e lazer, esportes e paisagem urbanista renovada no local.

A obra vai receber investimento total de R$ 371.097,98 mil reais, com recursos do Governo do Estado do Paraná, em projeto viabilizado pelo Deputado Paulo Litro (PSDB), conforme destacou o Prefeito Evandro Luiz Cecato e R$ 185.994,30 mil de contrapartida do Município.

A Praça Municipal na Rua Demétrio Pinzon, no Centro da Cidade, foi construída em setembro de 1979, pelo então Prefeito de Dois Vizinhos José Ramuski Júnior, quando Boa esperança do Iguaçu era Distrito de Dois Vizinhos. Desde então por diversas oportunidades o local recebeu algum tipo de melhoria, mas, nunca foi revitalizado totalmente.

O Projeto teve a colaboração técnica da Equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTF-PR, Câmpus de Dois Vizinhos – da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEF-PB) da UTF-PR. Apoio Técnico Professora Dra. Flávia Gizele Konig Brun e Professor Dr. Eleandro José Brun. Equipe Técnica Denis Noronha (Graduando em Engenharia Florestal), Gabriel Mancini Antunes da Silva (Graduando em Engenharia Florestal) e Lucas Zavoiski (Graduando em Engenharia Florestal).

O Projeto é da Equipe da UTF-PR que fez levantamentos da arborização existente no local, as espécies frutíferas e floríferas a serem implantadas no novo paisagismo da Praça Municipal, a pesquisa da estrutura oferecida no local atualmente e as condições em que se encontravam. A Equipe da UTF-PR também realizou a pesquisa de opinião da população sobre os equipamentos a serem instalados, as espécies de plantas floríferas e frutíferas a serem plantadas, entre outras informações coletadas. A Equipe realizou ainda o levantamento altimétrico do local.

Para esta fase de elaboração do projeto o Município teve o apoio financeiro da Cooperativa Cresol Pioneira, Agência de Boa Esperança do Iguaçu.

Além do paisagismo, está sendo construída no local uma quadra de areia fechada para vôlei, sanitários completos, parque infantil em espaço fechado com grama sintética, equipamentos de ginástica, palco que será usado inclusive para apresentações culturais, novas calçadas, nova iluminação, redes de água e energia, prevenção de incêndio, sinalização, entre outras estruturas. Conforme destacaram, Ellen Biavatti – Arquiteta e Urbanista (Projeto Arquitetônico e Urbanístico) e Taini Necker – Engenheira Civil do Município (Projetos Complementares e Fiscalização).

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe do Departamento de Projetos e Licitações.