• Outubro Rosa •
05 de novembro de 2020

Outubro Rosa Terminou, Mas as Coletas Para Exames Preventivos Continuam na Unidade Central de Saúde em Boa Esperança do Iguaçu

A Campanha Nacional Outubro Rosa se encerrou, mas os atendimentos as mulheres continuam sendo feitos, toda quinta-feira, na Unidade Central de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu.

A Campanha Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90, relatou a Enfermeira Jailene Ramuski responsável pela realização das coletas e exames preventivos da Unidade Central de Saúde.

Toda quinta-feira, com agendamento, sendo 06 pela manhã e 06 a tarde, todas as mulheres do Município podem realizar a coleta para o exame preventivo na Unidade de Saúde, conforme descreveu Vaneide Fávero, Secretária Municipal de Saúde. Que lembrou ainda que em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), as ações realizadas anualmente nesse período precisaram ser modificadas ou suspensas. Porém, o cuidado com a saúde da mulher continua sendo realizado permanentemente.

Além dos exames preventivos feitos no Município, também é feito o agendamento e encaminhamento para as mulheres com mais de 40 anos que desejam realizar o exame de mamografia em Francisco Beltrão. Exame de extrema importância para o cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce para o correto tratamento de câncer de mama.

O Dia D, da Campanha Outubro Rosa em Boa Esperança do Iguaçu foi no dia 17 de Outubro – Sábado, mas para todas as mulheres do Município que ainda não realizaram o seu exame preventivo, ou que queiram realizar sua mamografia, podem estar procurando diariamente a Equipe da Unidade de Saúde para agendar a mamografia, ou comparecer nas quintas-feiras para os exames preventivos.

Câncer de Mama e Problemas de Saúde Não Fazem Quarentena, Se Cuide.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde.