• Serviço Militar •
09 de novembro de 2020

28 Jovens da Classe 2002 Prestam Juramento à Bandeira Nacional e em Boa Esperança do Iguaçu

Nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, compareceram à Câmara de vereadores de Boa Esperança do Iguaçu, 28 jovens da classe 2002, e classes anteriores, que prestaram Juramento à Bandeira Nacional e irão receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

A Cerimônia Cívico Militar ocorre após concluírem o processo de alistamento junto ao Exército, onde os jovens, mesmo dispensados, fazem um juramento de compromisso com a Bandeira Nacional e através deste documento (o CDI) os mesmos são dispensados da prestação do serviço militar inicial.

As entregas de CDIs, foram feitas, pelo Presidente da 363ª Junta do Serviço Militar Prefeito Evandro Luiz Cecato e pelo Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização - PRM de Cascavel, 1º Tenente Miguel Arquimedes Camargo Moraes. Do PRM de Cascavel também estiveram presentes o Cabo Henrique Gomes e o Cabo Pinheiro.

Na cerimônia foi vedada a participação de acompanhantes dos jovens, bem como, não foram abertos convites a autoridades que tradicionalmente acompanhavam a solenidade. As alterações foram feitas objetivando evitar ao máximo a aglomeração de pessoas em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19).

A 363ª JSM - Junta do Serviço Militar de Boa Esperança do Iguaçu tem como Secretário Ademir Ribeiro.

Em sua fala o Tenente Arquimedes, Chefe do PRM de Cascavel, destacou a importância de os jovens contribuir, não apenas servindo ao exército, mas como cidadão servindo sua família, seu Município, o Estado onde vivem e por consequência a Pátria, o País. Nesse instante todos estão se tornando homens, cidadãos de bem e que cumprindo com seus deveres com a sua família e perante a sociedade, já servem a nossa Pátria, parabéns a todos”, finalizou o Tenente.

O prefeito e por força de lei Presidente da Junta de Serviço Militar, Evandro Luiz Cecato, não fez uso da palavra por estarmos em período eleitoral, mesmo, não sendo candidato a nenhum cargo eletivo neste pleito.

Durante a Solenidade Cívico-Militar obrigatória, foram observadas orientações dos profissionais de saúde, atendendo o espaçamento entre as pessoas, a utilização de álcool em gel, a ventilação do ambiente e a utilização de mascaras fornecidas pela Secretaria de Saúde e padronizada para todos os participantes.

Para quem fez o alistamento militar pela internet, o mesmo deverá ser homologado na Junta de Serviço Militar com a apresentação de documentos, recolhimento da taxa à união no valor de R$4,65 reais, nesta data e o juramento militar que é obrigatório.

Já quem não compareceu ao juramento, tendo feito o alistamento presencial deve procurar a Junta de Serviço Militar na brevidade possível.