• Arborização Urbana •
10 de novembro de 2020

Plano Municipal de Arborização Urbana Concluído Para a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu

Nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, em Audiência Pública, às 09:00 horas da manhã, realizada na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva, foi apresentado o Plano Municipal de Arborização Urbana para a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu.

Os temas Cidades, Arborização e Outras Estruturas Urbanas, já eram tratados no artigos 182 e 183 da Constituição Federal do Brasil CF/1988.

Em 2001, a Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001, regulamentou os referidos artigos na Lei Federal do Estatuto das Cidades do Brasil. Desde então, Leis, Medidas Provisórias e outros dispositivos legais que tratam do gerenciamento do solo urbano nas cidades do Brasil foram sendo editadas. Conforme destacou a Assessora Jurídica do Município Dra. Alessandra Jerônimo Paganini.

Em Boa Esperança do Iguaçu, desde 2014, o Município vinha buscando formas de atender a legislação federal com a Elaboração do Plano. O documento, para ser elaborado requer equipe técnica especializada e aí o custo elevado para sua criação. Destacou a Engenheira Civil do Município, Taini Necker.

A Administração Municipal buscou então parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Dois Vizinhos e 06 anos após o início das tentativas do Município em atender a legislação, graças à parceria com a UTF-PR o documento está em fase correção e na data de 16 de novembro de 2020, será apresentado a Equipe Técnica para a devida implementação. Registraram, Claudia Maziero, do Setor de Meio Ambiente e Valmor Antonio Bittencourt do Departamento de Agricultura.

O Plano de Arborização Urbana, orienta todo o processo, desde a escolha das espécies a serem plantadas nas ruas da cidade, espécies que não danifiquem calçadas, que não cresçam a ponto de causar problemas com as redes de energia, ou que cresçam e tragam perigo a população, enfim, orienta todos os devidos cuidados, destacou o Prefeito Evandro Luiz Cecato.

A Equipe Técnica da UTF-PR, composta pelo Professor Dr. Eleandro José Brum e pela Professora Dra. Flávia Gizele köing Brum, o Apoio Técnico da Engenheira Florestal Valéria Mariano da Silva e do Engenheiro Florestal Ciro Costa, ambos do Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Ecologia Urbana da UTF-PR, Câmpus de Dois Vizinhos, foram responsáveis pela elaboração do Plano.

O inventário da arborização urbana de Boa Esperança do Iguaçu, foi feito por acadêmicas da UTF-PR, que coletou, ao longo de meses, informações das árvores e plantas que formam a arborização nas ruas e praças do Município. A situação dessas árvores, se eram ou não adequadas a ser plantadas em vias urbanas, a poda realizada nas mesmas que é competência exclusiva do Município e deve ser feita de forma correta no período certo, entre outras informações foram coletadas.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe de Elaboração do Plano.