• Novembro Azul •
17 de novembro de 2020

Novembro Azul: INCA Estima Que Brasil Registrará Mais de 65 Mil Novos Casos de Câncer de Próstata Em 2020

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha do Novembro Azul, movimento que busca conscientizar a população sobre o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. O Inca estima que serão 65.840 novos casos de câncer de próstata somente em 2020 no Brasil. A detecção precoce da doença melhora as chances de tratamento para o paciente.

Para a realização de exames, o público masculino de Boa Esperança do Iguaçu deve procurar a enfermeira Jailene Ramuski, na Unidade Central de Saúde e agendar a coleta de sangue (PSA).

Fatores de Risco

• A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

• Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser detectado por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de próstata são:

• Dificuldade de urinar

• Diminuição do jato de urina

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

• Sangue na urina

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Assessoria de Comunicação, Com Informações do Site www.imip.org.br .

Fonte:

População 2022 2.455