• Inseminação Artificial •
27 de novembro de 2020

Departamento de Agricultura Atende 106 Propriedades com Inseminação Artificial e Entrega de Nitrogênio em Boa Esperança do Iguaçu

O Departamento de Agricultura e Pecuária do Município de Boa Esperança do Iguaçu, como forma de incentivo e fomento à produção pecuária e leiteira do Município, vem incentivando cada vez mais o melhoramento genético do rebanho, em especial o leiteiro com o Programa de Inseminação Artificial e a Distribuição de Nitrogênio.

A Administração Municipal 2017/2020, investiu aproximadamente R$40.000,00 mil reais com o fornecimento de nitrogênio aos produtores rurais, conforme registrou o Prefeito Evandro Luiz Cecato que acompanhou a entrega do nitrogênio aos 26 agropecuaristas que possuem o seu próprio botijão de sêmen. A última entrega foi em 18 de Novembro de 2020.

São atendidas também aproximadamente 80 propriedades com o Programa de Inseminação Artificial, conforme descreveu Valmor Antonio Bittencourt – Tunico, Técnico Agropecuário Responsável pelo Departamento Municipal de Agricultura.

O Programa de Inseminação Artificial – PIA do Município, tem como inseminador o Técnico em Inseminação Artificial Jacir Beletini.

Já o Médico Veterinário do Município, Jonas Jean Zarth, que acompanha o programa, destaca os avanços no melhoramento genético do rebanho do Município de Boa Esperança do Iguaçu, ano a ano, o produtor rural, o agropecuarista vem investindo em qualidade e melhoramento da estrutura produtiva em suas propriedades.

O ciclo de apoio aos produtores rurais e aos agropecuaristas se completa com o programa de horas máquinas oferecidas pela Administração Municipal e que subsidia o custo para o atendimento ao produtor rural e o programa de incentivo à produção de silagem, que melhoram a alimentação do rebanho bovino em especial em períodos como o vivido atualmente de estiagem e no período de inverno com a escassez de alimento aos animais.

Enfim, a principal fonte econômica de Boa Esperança do Iguaçu, a agricultura e a pecuária, com destaque especial a produção e leite precisam sempre e cada vez mais, receber apoio e incentivo e continuar produzindo mais em quantidade e qualidade do produto. São unânimes em afirmar a Equipe e a Administração Municipal.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe do Departamento de Agricultura e Pecuária.

População 2022 2.455