• Renda Família Paranaense •
15 de dezembro de 2020

Programa Renda Família Paranaense Atende Dezenas de Famílias em Boa Esperança do Iguaçu Através do IDR Paraná

O Programa Renda Família Paranaense, é de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento SEAB/PR e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural IDR – Paraná (Antiga EMATER) em sua implementação.

A iniciativa integra o Programa Família Paranaense do Governo do Estado, que com estratégias intersetoriais do Governo Paranaense implantou o programa como iniciativa de complemento de renda, às famílias que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. O Programa tem na Coordenação a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF. Registrou o Prefeito Evandro Luiz Cecato.

Em Boa Esperança do Iguaçu, o programa é executado em parceria com a Secretaria de Assistência Social / Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania, com a participação do Comitê Local do Programa, do Departamento de Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Solidário. Destacou Rozenilda Bittencourt Cecato – Preta, Secretária Municipal de Assistência Social.

O objetivo do programa é promover a inclusão sócio produtiva das famílias de   agricultores em situação de vulnerabilidade social na zona rural. Conforme destacaram Leonilda Begnini, Assistente Social do CRAS do Município e Valmor Antonio Bittencourt do Departamento de Agricultura.

As ações foram iniciadas em 2017 e tiveram os primeiros resultados concretos em 2018 e 2019; Foram elaborados 23 Planos Produtivos e que somaram R$ 58.000,00 mil reais já liberados. Neste ano de 2020, foram 10 Planos elaborados e em fase de execução com valor total de R$ 30.000,00 mil reais e destes, 20.000,00 mil reais já foram liberados. Os Planos Produtivos são ações nas áreas de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, olericultura, saneamento básico, suinocultura e piscicultura. Conforme detalhou o Técnico de Extensão Rural, Valdisio Candido Moreira, do IDR - Paraná, Escritório de Boa Esperança do Iguaçu.

PROGRAMA SEMENTES / IDR – Paraná

Outra grande iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR – Paraná, é o Programa de Distribuição de Sementes, sendo parte estratégica do Projeto de Promoção Social e Cidadania.

A iniciativa tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva contribuindo para a superação das situações de vulnerabilidade das famílias rurais. O programa é desenvolvido em todas as regiões do Paraná com apoio do Projeto Grãos.

O Público alvo, são agricultores familiares, quilombolas, indígenas em situação de vulnerabilidade, preferencialmente beneficiários do Programa Renda Agricultor assistidos pelo IDR – Paraná.

Em Boa Esperança do Iguaçu, o programa iniciou neste segundo semestre, com a distribuição de 300 quilos de sementes a 55 beneficiários agricultores (as); As sementes entregues tem a tecnologia do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, sendo feijão, preto e carioca, sementes estas básicas de boa qualidade e produtividade.

Os beneficiários tem o compromisso de devolver o equivalente ao recebido para repasse aos demais agricultores não contemplados nesta primeira fase. O Programa no Município se estende até 2022.

Até o momento 26 agricultores já foram visitados e foi constatado o plantio das sementes que se encontram em estágios de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Conforme registrou Valdisio Candido Moreira, Técnico de Extensão Rural do IDR – Paraná, em Boa Esperança do Iguaçu.

Este importante Programa, além da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, tem a parceria da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF, do Departamento Municipal de Agricultura, da Secretaria Municipal de Assistência Social / Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania do Município, do Comitê Local do Programa e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Solidário – CMDRS.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe do IDR/Paraná de Boa Esperança do Iguaçu.