• Resolução 023/2019 •
19 de janeiro de 2021

Prefeito Givanildo Trumi, Vice Odilmara e o Presidente da Câmara de Boa Esperança do Iguaçu Participaram de Reunião do Consórcio na Usina em Salto Caxias

Na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, foi realizada na Sede da Usina Salto Caxias (Governador José Richa), reunião com Representantes dos Municípios do Consórcio Procaxias e o Secretário de Estado Márcio Nunes, do Desenvolvimento Sustável e do Turismo.

O Prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi, participou acompanhado de sua Vice, Odilmara Terezinha Dreves Freitas e do Presidente da Câmara o Vereador Tiago Dreves.

Na pauta principal do encontro a Resolução Conjunta Sedest/IAT 023/2019 (Sedest – Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Governo do Paraná e IAT – Instituto Água e Terra do Paraná). Foi apresentado ainda aos presentes, a estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Governo do Paraná.

A Resolução normatiza procedimentos de licenciamento ambiental para a implantação de atividades como a prática de esportes e lazer no entorno dos reservatórios artificiais. "A Resolução foi criada para orientar sobre a utilização do entorno desses reservatórios para esporte, lazer e turismo, com responsabilidade. Ela disciplina, por exemplo, como deve ser a rampa de acesso, o trapiche, onde pode ser feito morro de arrimo, entre outras situações", explicou o Secretário.

Desta forma, ficou estipulada a elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais - PACUERA, que tem por objetivo analisar e propor as respectivas áreas de zoneamento no entorno dos lagos, bem como realizar o monitoramento e acompanhamento ambiental.

O documento foi criado com participação da sociedade civil e apresentado pelo secretário Márcio Nunes, durante visita nas Usinas, na última semana. A Resolução atende demandas apresentadas pelos Municípios e por futuros empreendedores a muitos anos ao Governo do Estado, a Copel e aos Órgãos Ambientais. Depois de muito trabalho, diversos encontros e pesquisas, foi elaborada e entregue a Resolução.

O Secretário Márcio Nunes conversou com os representantes municipais que envolvem as Usinas Hidrelétricas Foz do Areia (Pinhão); Salto Segredo (Mangueirinha); Salto Santiago (Saudade do Iguaçu); Salto Osório (São Jorge D‘Oeste); Baixo Iguaçu; e de Salto Caxias – Governador José Richa (Capitão Leônidas Marques).

A Bacia do Rio Iguaçu passa por 113 municípios do Paraná, sendo considerado o maior rio paranaense. As Cataratas do Iguaçu são o grande destaque dessa bacia, que possui 54.820,4 km² de extensão.

De acordo com o secretário, a proposta é visitar, nos próximos dias, os potenciais hidrelétricos do Rio Paraná e do Rio Paranapanema. "O Paraná é um Estado diferenciado na geração de energia. Estamos promovendo esses encontros com o objetivo de produzir energia, cuidar do meio ambiente, promover o turismo, e gerar novos negócios no Estado. É fazer com que a economia do Paraná seja cada vez mais forte e pujante", afirmou Nunes.

Ele disse, ainda, que está em desenvolvimento, por parte do Governo do Estado, o programa Descomplica da Energia Sustentável. Nos moldes do já existente Descomplica Rural, a proposta é agilizar a emissão de licenciamentos ambientais para empreendimentos sustentáveis que gerem energia, como PCH, eólica e outras.

Já a segunda Usina operada pela Copel, denominada Governador José Richa (Inicialmente conhecida como Salto Caxias), foi inaugurada em fevereiro de 1999 e possui, atualmente, 1.240 MW de potência. Está situada no município de Capitão Leônidas Marques, na divisa com Nova Prata do Iguaçu.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Rádio San – www.radiosanfm.com.br de Capitão Leônidas Marques e do Site da Agência Estadual de Notícias AEN/Pr – www.aen.pr.gov.br .

População 2022 2.455