• Vacinação Contra a COVID-19 •
20 de janeiro de 2021

Profissionais de Saúde São Os Primeiros 21 a Receber a Vacina Contra a COVID – 19 em Boa Esperança do Iguaçu

Nesta quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, dia histórico em se tratando da Pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) no Município de Boa Esperança do Iguaçu.

As primeiras 21 pessoas, sendo todos profissionais da linha de frente de atuação ao atendimento de pacientes e combate a COVID-19, foram as primeiras a serem imunizadas.

Conforme Plano Nacional de Vacinação Contra a COVID-19 do Ministério da Saúde, os seguintes públicos deviam ser vacinados prioritariamente; Indígenas, Idosos Abrigados e Seus Acompanhantes e Profissionais da Saúde que Atuam no Atendimento a Pacientes e Combate ao Coronavírus.

Boa Esperança do Iguaçu, não possui população indígena e nem idosos abrigados. Foram portanto, vacinados 21 profissionais da saúde, da linha de frente ao atendimento de pacientes e combate ao Coronavírus com as doses recebidas. Esses profissionais irão receber a segunda dose em 25 dias conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

As doses da vacina, foram recebidas em Francisco Beltrão, nesta terça-feira, 19 de janeiro, por volta das 19:00 horas. Houve atraso na chegada das doses em Francisco Beltrão, visto que a aeronave que fazia o transporte pousou em Pato Branco e houve a necessidade de se completar o percurso por via terrestre.

Para 27 Municípios do Sudoeste, a 8ª Regional de Saúde, será a encarregada de receber, organizar, realizar a entrega e monitorar o processo de aplicação.

O Prefeito Givanildo Trumi, a Secretária de Saúde, Jéssica Biavatti, a Técnica de Enfermagem, Marivani Ramos da Silveira e o Motorista, Amilton Godin Dalmas receberam as doses da vacina em Francisco Beltrão e com escolta da Polícia Militar seguiram para Boa Esperança do Iguaçu.

Nesta quarta-feira, 21 de janeiro, a primeira a receber a vacina no Município foi a Técnica de Enfermagem Marivani Ramos da Silveira, que recebeu a dose aplicada pelo Enfermeiro Guilherme Mainardi, e em seguida ela aplicou a dose no Médico do Município Dr. Bruno Santana Nogueira e é a encarregada da aplicação das doses nos demais colegas e na população do Município.

A expectativa agora é que o Governo Federal – Ministério da Saúde, consigam suprir as demandas de materiais/insumos para a produção da vacina em São Paulo no Instituto Butantan e no Rio de Janeiro na Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Em seguida com o recebimento de nova doses, serão imunizados idosos, portadores de deficiências e doentes crônicos.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.