• Compra Direta Paraná •
04 de fevereiro de 2021

Equipe da SEAB Paraná Visitou a Assistência Social de Boa Esperança do Iguaçu

A Equipe da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania de Boa Esperança do Iguaçu, receberam a visita da Equipe do Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - SEAB Paraná em Dois Vizinhos.

Na reunião as presenças do Chefe do Núcleo da SEAB de Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini e da responsável pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), Rita de Cassia Menegon Kapasi, que coordenaram o programa para os 07 Municípios da micro região.

Participaram do encontro, a Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas, a Coordenadora do CRAS, a Assistente Social Leonilda Begnine, a Psicóloga do CRAS Débora Duarte e a Servidora da Secretaria de Assistência Social Ivanete Rufatto Trindade, a Secretária de Assistência Social, Rozenilda Bittencourt Cecato, estava de férias na ocasião da reunião.

O objetivo principal da reunião do dia 14 de janeiro de 2021, foi avaliar o Programa Compra Direta Paraná Emergencial, que atendeu aproximadamente 230 famílias da Cidade e do Interior de Boa Esperança do Iguaçu, que no período de 03 meses receberam alimentos entregues em suas residências pela Equipe da Assistência Social (Além das Servidoras acima citadas, ainda atuaram no Programa, Francieli de Souza Andreis, Leandra Cantelli Biavatti e Rozeli Lopes).

O Prefeito Givanildo Trumi, agradeceu e parabenizou pela iniciativa do Programa o Governo do Estado, a Equipe da SEAB de Dois Vizinhos, a Equipe do CRAS e da Assistência Social e falou da importância da manutenção permanente deste programa, que levou comida a mesa de quem precisa e dinheiro ao bolso de quem produz, os agricultores, em especial os da agricultura familiar.

Programa compra direta, da Seab, entrega mais de 34 toneladas de alimentos em forma de doação

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) realizou, de junho a novembro de 2020, o programa Compra Direta Paraná Emergencial, que destinou R$ 20 milhões e adquiriu, de forma emergencial, gêneros alimentícios de 147 cooperativas/associações da agricultura familiar que foram destinadas para 905 entidades da rede social e assistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

No Núcleo Regional da Seab em Dois Vizinhos, que abrange 07 Municípios, foram adquiridos produtos de quatro cooperativas que envolvem 450 agricultores e beneficiaram 10 entidades.

Foram entregues mais de 34 mil quilos de alimentos (frutas, hortaliças, legumes, temperos, arroz, fubá, feijão, sucos, geleias e pães) que chegaram à mesa das famílias em vulnerabilidade social que foi agravada pela Covid-19.

Em Boa Esperança do Iguaçu, as entregas dos alimentos foram feitas nos dias 26/06, 30/06, 07/07, 21/07, 04/08 e 18/08.

Os alimentos entregues vieram das Cooperativas COAFAR – Cooperativa Agropecuária Familiar Rural de Dois Vizinhos (Arroz e feijão), da Cooperativa Agropecuária Matoriquense de Mato Rico (Suco) e da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar – CLAF de Dois Vizinhos (Frutas, hortaliças, legumes, panificados e temperos).

Assessoria de Comunicação, Com Informações do Site da SEAB www.agricultura.pr.gov.br e Informações da Equipe do CRAS e da Assistência Social.