• Produção de Silagem •
10 de fevereiro de 2021

Departamento de Desenvolvimento Rural e Agricultura Atendeu 79 Propriedades e Subsidiou 145.000 mil na Produção de Silagem em Boa Esperança do Iguaçu

Desde o início deste ano, a Equipe do Departamento de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas) e da Agricultura de Boa Esperança do Iguaçu intensificaram o atendimento aos produtores rurais.

Até o momento, está sendo finalizado o atendimento das 79 propriedades com a produção de silagem para alimentação do rebanho bovino, em especial a bovinocultura de leite (nesta data 09/02, dos 79 produtores que fizeram o agendamento para serem atendidos, restam 04 propriedades a serem atendidas).

Evandro Andreis, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural, registrou que os trabalhos com o objetivo de atender o máximo possível de produtores com a produção de silagem já iniciaram em 04 de janeiro – primeiro dia útil da atual administração 2021 a 2024, quando o Prefeito Givanildo Trumi pessoalmente acompanhou o início dos trabalhos no Setor.

No Departamento de Agricultura, o Técnico Agropecuário Rubens Dreves, ficou encarregado da medição das áreas a serem atendidas nas propriedades. Rubens destaca que serão transformados em silagem, 170,5 hectares de milho da safra verão 2020/2021. A área plantada para produção da silagem deve chegar a 100 alqueires nesta safra.

Para agilizar os trabalhos, através de licitação foi contratada uma ceifa e dois caminhões equipados, com o objetivo de dar agilidade à produção da silagem. Somados a esses equipamentos as ensiladeiras e tratores do Município continuam o atendimento diário aos agricultores de Boa Esperança do Iguaçu.

O valor que o produtor rural (79 Propriedades que fizeram silagem) recebeu como forma de subsídio no custo da hora máquina (Trator, carreta, ceifa, caminhão e ensiladeiras) ultrapassa R$ 145.000,00 mil reais que o produtor deixou de pagar, recebendo como apoio e subsídio da administração municipal. É Subsidiado 52% do custo que o produtor pagaria se contratasse pagando o valor total dos serviços. É uma forma de apoio ao produtor e de incentivo à produção, seja da pecuária ou da agricultura.

Foram transformados em silagem aproximadamente 100 alqueires de milho, com custo total de R$ 280.000,00 mil reais. Desse valor a Prefeitura subsidiou 52%, ou seja aproximadamente R$ 145.000,00 mil reais. O custo estimado por alqueire é de R$ 2.783,00 mil reais, o produtor paga 48% do valor e o Município como forma de incentivo à pecuária leiteira e a bovinocultura, subsidia 52% do custo.

O Prefeito Givanildo Trumi e a Vice Prefeita Odilmara T. D. Freitas, agradeceram o Servidor Adelmo Biavatti, que ficou responsável pelo Setor durante o mês de janeiro, agradecem ainda os técnicos e servidores que atuam no Setor, Edinei Begnini, José Gomes da Silva, Gilberto Elico Schaedler (Que está licença – mas atua no Setor) e Luiz Goularte, além de outros servidores de outros setores que foram temporariamente remanejados para intensificar os trabalhos na produção de silagem. A todos igualmente nossa gratidão, disse o Prefeito.

Vale ressaltar, que centenas de outras propriedades, além das 79 que agendaram atendimento com o custo da hora máquina subsidiado, produziram a sua silagem com máquinas e equipamentos próprios ou compartilhados entre vizinhos. Dessa forma e apesar de 15 dias de chuva no período em que se estava produzindo a silagem, felizmente a grande maioria conseguiu produzir o alimento para o período de inverno do seu rebanho. Em especial ao gado leiteiro, uma das bases da economia do Município.

Assessoria de Imprensa, Com Informações da Equipe do Departamento de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas) e Agricultura e do Departamento de Tributação e Fiscalização do Município.