• Visita e Novidades da SEAB •
25 de fevereiro de 2021

Prefeito Givanildo Trumi Recebeu em Boa Esperança do Iguaçu a Equipe da Seab do Paraná

Na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021, o Prefeito Givanildo Trumi, recebeu em seu Gabinete no Paço Municipal de Boa Esperança do Iguaçu, a Equipe da Seab do Paraná.

Às 09 horas e 30 minutos, Arnildo José Sganzerla, Gerente Regional do IDR – Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER) e Alexandre Bianchini, Chefe do Núcleo Regional da SEAB – Paraná (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) em Dois Vizinhos, estiveram presentes.

Eles cumprimentaram o Prefeito Givanildo Trumi e a Vice Prefeita Odilmara T. D. Freitas pela eleição, e apresentaram, a estrutura de criação do IDR – Paraná, que agrupou a EMATER, o IAPAR, a CODAPAR e o CTRA, o objetivo do Governo do Estado é a economia e a agilidade com o trabalho agrupado/centralizado desses órgãos estaduais.

O IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) atua na produção de grãos, na inclusão social, na agroindústria, em programas como trator solidário, DAP/Pronafs e outros projetos e programas.

Em fevereiro de 2020, outra inciativa do Governo do Estado – SEAB/IDR é com relação a criação de programa para revitalizar e melhorar a produção de uva no Paraná. O projeto atende grupos de 10 produtores de uva, com valores subsidiados que podem chegar a R$25.000,00 mil reais por produtor.

A Equipe fez uma explanação de todos os programas e ações em andamento no setor no Estado e os que contemplaram Boa Esperança do Iguaçu.

Relataram de projeto muito forte que vem por ai na área de energias renováveis (placas solar e biodigestor). A meta é alcançar 100 mil propriedades autossustentáveis. Investimentos que se pagam em 04 ou 05 anos após implantados. Projetos que poderão ser financiados com recursos do pronaf.

Apresentaram o projeto Conectividade no Campo, que busca implantar internet no interior dos Municípios. Instalasse ponto e rede, com condições de pagamento em até 06 ou 08 anos e que pode beneficiar comunidades inteiras.

O programa Terra Paraná, que trouxe recursos para entidades, 30 milhões e que beneficiou 160 cooperativas do Paraná. Durante a Pandemia, o Governo comprou a produção das pequenas propriedades através das cooperativas e forneceu através do CRAS as famílias mais vulneráveis. Ainda nessa linha de atuação o programa Coopera Paraná vai ser realizado novamente neste ano, com o cartão comida boa que só em Boa Esperança do Iguaçu, atendeu 197 famílias, beneficiou dois supermercados do Município e injetou R$28.500,00 mil reais na economia local.

Destacaram sobre o Programa Leite das Crianças, que atende em média 45 crianças de Boa Esperança do Iguaçu com idade entre 03 e 06 meses. Com entregas na segunda, quarta e sexta-feira.

A SEAB ainda entregou em 2020 um espalhador de esterco, através de emenda parlamentar. E vai repassar em definitivo ao Município o veículo Gol do Programa Leite Sudoeste, que estava cedido ao Município e uma vez que atendeu os critérios do programa, vai receber em doação definitiva o referido veículo.

E por fim, entregaram o termo de cooperação do IDR Paraná com o Município e apresentaram ações e iniciativas na área do Turismo Rural, que podem beneficiar também Boa Esperança do Iguaçu.

A reunião extremamente produtiva e importante para o Município que é essencialmente agrícola como o nosso, destacou o Prefeito Givanildo Trumi durante a visita da Equipe.

Assessoria de Comunicação, Com Informações do Núcleo da SEAB Dois Vizinhos e do IDR Paraná.

População 2022 2.455