• Cidade Limpa: Mão na Massa •
30 de março de 2021

Servidores Públicos do Município de Boa Esperança do Iguaçu Se Anteciparam ao Lançamento do Projeto Cidade Limpa e Realizaram a Limpeza dos Prédios Públicos

Com o lançamento do Projeto Cidade Limpa – Boa Esperança do Iguaçu, nesta segunda-feira 29 de março de 2021, os Servidores Públicos Municipais (Servidores e Servidoras) se anteciparão e realizaram a limpeza nas imediações dos prédios públicos.

Após a reunião do Prefeito Givanildo Trumi, da Vice Prefeita Odilmara Freitas, Com Secretários, Diretores e Assessores Municipais, na manhã de terça-feira 23 de março de 2021, quando se discutiu a criação do Projeto Cidade Limpa, dentre outros diversos assuntos, já em seguida os Servidores Públicos passaram a se articular em seus Setores de Trabalho para a realização da ação.

Já na quarta-feira, 24 de março, à tarde, alguns setores iniciaram o trabalho de limpeza, que se seguiu na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de março de 2021.

A limpeza dos prédios públicos, teve início antes mesmo do lançamento do Projeto Cidade Limpa, Boa Esperança do Iguaçu, até para mobilizar a população para que cuidem da calçada e rua em frente à sua casa. Da mesma forma para mostrar a Empresários da Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços, a importância da limpeza da própria calçada e da rua em frete ao seu comércio.

As Equipes de Servidores e Servidoras Fizeram a Limpeza dos Seguintes Prédios Públicos Municipais (Calçada, Rua em Frente e Espaço no Entorno):

- Paço Municipal Dr. Ulysses Guimarães – Prefeitura Municipal;

- Câmara de Vereadores;

- Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva;

- Escola de Educação Raio de Luz – APAE;

- Secretaria de Educação e Cultura;

- Serviços Municipais (Detran, Sala do Empreendedor, Divisão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e Junta de Serviço Militar / Posto da Secretaria do Trabalho;

- Secretaria de Urbanismo;

- Secretaria de Assistência Social e CRAS;

- Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança;

- Departamento de Patrulhas Agrícolas;

- Emater/IDR e Secretaria de Agricultura;

- Estádio Municipal (Campo);

- Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna;

- Ginásio de Esportes Elias Alberton;

- Pronto Atendimento de Saúde;

- Clínica de Saúde da Família;

- Secretaria de Viação e Obras;

- Conselho Tutelar;

- Capela Mortuária e

- Campo Municipal do Bairro Vila Nova.

Aproximadamente 100 servidores e servidoras aderiram a ação. A Equipe também viu, alguns(as) servidores e servidoras alegando os mais diversos motivos, para não sair do comodismo do seu local de trabalho e colocar a mão na massa efetivamente. A Administração Municipal, pediu o auxílio e empenho de todos, evidente que ninguém é obrigado, fica a cargo da consciência de cada um/de cada uma e do tamanho do amor que sentem pelo local ondem vivem, com seus familiares e amigos.

É preciso registrar ainda, que nenhum serviço público foi suspenso, tudo continuou sendo realizado, com rodízio de servidores nos locais ou alternância de horários entre o trabalho na rua e em seus setores de serviço. Outros servidores (as), devido a demandas do Setor também não puderam participar.

PEDIDO AO EXECUTIVO MUNICIPAL

Os Servidores também são unânimes, em afirmar ao Executivo Municipal, que sejam criadas normas, inclusive prevendo multa, pra quem descartar na Rua, na Calçada, restos de galhos, material orgânico, entulhos de obras e lixo.

Que seja criado, uma forma de agendamento, para que a equipe responsável no dia e horário marcado, faça a retirada do material. Será necessário organizar um setor para agendar o serviço e este deve ser bem divulgado, bem como, informar que o local de recolhimento de tributos é centralizado no Departamento de Fiscalização e Tributação na Prefeitura Municipal.

A poda de árvores na calçada é competência do Município e ninguém tem autorização pra podar e muito menos pra cortar, mesmo que esteja em frente à sua casa.

O Município tem coleta do lixo doméstico duas vezes na semana, terça e quinta; E do material reciclável uma vez por semana na terça. Pedimos que as empresas e a população sigam rigorosamente os dias da coleta pra descartar o seu material e no local adequado.

Que todos (as), se conscientizem da necessidade e importância do destino correto do nosso lixo.

Dessa forma com a colaboração e cada um(a) cuidando da sua calçada e do seu lixo a Cidade toda ficará limpa.

Assessoria de Comunicação, Com Informações das Secretarias, Departamentos e Divisões Públicas Municipais.