• Meio Ambiente •
18 de outubro de 2007

Ações de Preservação ao Meio Ambiente são Realizadas em Boa Esperança do Iguaçu

O Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, distribuíram no último mês de setembro aproximadamente 12.000 mudas de árvores nativas e ornamentais. A distribuição voltada a Comunidade Escolar teve como objetivo lembrar o dia da árvore e a Semana Nacional de Meio Ambiente e teve a participação do Departamento de Maio Ambiente, Departamento de Agropecuária e Departamento de Educação, Cultura e Esportes e ainda do Departamento de Viação e Obras conforme descreve a Diretora Loire Biavatti Francischini da área do Meio Ambiente.

As mudas foram produzidas pelo Sr. Leody Ogliari e Osni Udcenski do Horto Municipal com a finalidade da distribuição a exemplos de outras espécies produzidas para a distribuição a população em especial aos produtores rurais do Município e ainda teve a doação vinda do IAP de Francisco Beltrão e que foram distribuídas aos Produtores que fazem parte do Programa Paraná Biodiversidade.

Outra ação importante do Departamento é com relação aos treinamentos realizados em Parceria com o Senar – Pr na área de meio ambiente (Vegetação Ciliar e Proteção de Nascentes) sendo que será realizado a capacitação em todas as comunidades do Município e já esta sendo programado para o inicio do próximo ano 05 Turmas nas comunidades restantes visto que nas demais o Curso já foi realizado.

O Departamento firmou ainda parceria com os Clubes de Mães do Município para a coleta seletiva dos resíduos sólidos – lixo, sendo que em todas as comunidades os Clubes orientam na separação do lixo e este é em seguida coletado por uma pessoa terceirizada que esta no Município e recebeu apoio para realizar a coleta do lixo reciclável. O Município cedeu um barracão que é utilizado para o depósito e separação para em seguida ser vendido.

Já o restante dos resíduos sólidos, rejeitos e o lixo hospitalar são coletados pela Empresa Sabiá Ecológico de Nova Esperança do Sudoeste 02 vezes por semana. Sendo que a Prefeitura colocou em todas as Ruas lixeiros com tampa que são usados pela população os quais ficam aos cuidados da população visto estarem a disposição dos mesmos na calçada das residências.