• Entrevista Diário do Paraná •
07 de maio de 2021

Boa Esperança do Iguaçu: Uma das Únicas Cidades do Paraná Que Não Tem Registro de Mortes Por COVID-19.

Por: Diário Do Paraná

07 de Maio de 2021

Dos 399 municípios do Paraná que ainda não tiveram mortes por Covid-19, são: Boa Esperança do Iguaçu, localizada no Sudoeste, e Santo Antônio do Paraíso, no Norte Pioneiro.

A cidade de Boa Esperança do Iguaçu, com 2.470 moradores, é uma das únicas cidades do Paraná, sem mortes pelo COVID-19, as medidas restritivas tomadas ao longo da pandemia encontraram resistência por parte dos moradores, em especial os comerciantes. Mas, segundo o prefeito Givanildo Trumi (PP), foram determinantes para que a cidade não tivesse nenhuma morte.

"Quando anunciamos lockdown, arrumamos muita briga, mas tivemos resultado. Ainda tem gente que não acredita que a Covid é muito perigosa. Mas cada vez que aumentam os casos, fechamos a cidade", ressalta o prefeito, que autorizou a volta às aulas no sistema híbrido na próxima semana, com parte dos alunos com aulas on-line e parte presencial.

A reportagem do Diário do Paraná conversou nesta semana com o jovem prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi (PP). Ele que passou pelo Legislativo em dois mandatos, foi vice-prefeito e agora ocupa o cargo majoritário no comando da cidade. O município possui um dos mais belos cartões postais e balneários da região Sudoeste do Paraná.

De acordo com o gestor o fato de estar inserido no contexto político faz com que tenha o conhecimento e a experiência necessária para conduzir o futuro do município, onde tem como maior desafio executar projetos estratégicos de melhorias na cidade e interior, bem como a construção de um Centro Educação Infantil (Creche), calçamentos em diversos trechos de estradas em comunidades do interior e colocar a cidade no circuito turístico do Paraná.

“Neste início de mandato já recuperamos mais de 100 quilômetros de estradas, como também fizemos um mutirão da limpeza na cidade, onde recolhemos mais de 200 toneladas de lixo e entulhos. Ação esta que contou com o envolvimento dos servidores municipais”, destacou Giva. Segundo ele ao todo 108 funcionários participaram desta ação denominada “Cidade Limpa”.

Giva lembrou que ao lado da vice-prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas já são quatro veículos novos entregues ao sistema de Saúde do município.

PRODUÇÃO LEITEIRA:

O prefeito Giva explanou sobre o programa de “Silagem”, executadas nas propriedades agrícolas com objetivo de melhorar e aumentar a produção leiteira, que tem um potencial econômico significativo em Boa Esperança do Iguaçu.

“Conseguimos dar 52% de subsídios neste programa de silagens, onde contratamos uma máquina Ceifa, para a colheita de 300 hectares de cana de milho, além das patrulhas da prefeitura que também atuaram na linha de frente. Com isso conseguimos atender todos nossos agricultores da cadeia leiteira”, frisou.

PRIORIDADES:

O gestor comentou que os anseios são por muitas realizações no município, mas que nem sempre querer é poder fazer, mas que sua gestão é pautada nas prioridades do município. Por estarmos num município pequeno as dificuldades são maiores, onde temos que eleger algumas prioridades, visando o coletivo e atender um número maior de pessoas. Temos inúmeras emendas parlamentares e obras acontecendo no município. Nosso maior objetivo neste momento é a nova Creche, reiterou.

Giva comentou que outro desafio da gestão está na geração de empregos, para isso pretende fazer uma política de buscar e atrair novas empresas e novos investimentos para o município, gerando empregos e renda a população.

Por: Diário Do Paraná | 07 de Maio de 2021

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe do Diário do Paraná.