• Recebimento de Macaco •
25 de maio de 2021

Macaco Encontrado No Interior de Boa Esperança do Iguaçu Foi Recolhido Pelo IAT e Entregue ao Zoo da UNISEP

Na última semana a Equipe da Administração Pública Municipal de Boa Esperança do Iguaçu, recebeu chamado de populares de uma Comunidade do Interior do Município, relatando que estavam de posse de uma macaco, que foi encontrado em 14 de maio de 2021, nas imediações da residência aparentando estar fragilizado e desgarrado do bando.

O Contato foi feito com a Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas que relatou a Chefe de Meio Ambiente do Município Claudia Maziero a informação. Em seguida o animal foi recolhido no local.

O animal da espécie Macaco-Prégo (Spajus nigritus), foi recolhido pela Equipe do IAT, Instituto Água e Terra do Escritório Regional de Francisco Beltrão.

Ele foi em seguida entregue aos Profissionais do Zoológico da Universidade UNISEP de Dois Vizinhos para avaliação e para os cuidados necessários.

Residentes no Interior do Município, relatam diversos grupos desses animais, em vários locais do Município. Vale ressaltar que capturar, transportar ou possuir animais silvestres é crime ambiental, punível com multa e prisão.

A ESPÉCIE

O Macaco-prego (Spajus nigritus) pertence à família Cebidae e é considerado um dos primatas mais inteligentes das Américas.

A espécie possui dois tipos de padrões em regiões diferentes. Na região ao Norte do Rio Paraíba do Sul, os macacos-prego apresentam dois tufos elevados, como se fossem “chifres” na cabeça, e a pelagem é marrom-enegrecida. Já na região Sul, apresentam tufos fundidos e voltados para a frente e para o lado, com pelos negros. Ambos apresentam cauda semipreênsil de cor preta.

Vive em bando de oito até 16 indivíduos. Alimenta-se de frutos, sementes, flores, néctar, fungos, seiva, ovos, insetos e pequenos vertebrados. Pode ser observado batendo castanhas e frutos duros em troncos e rochas e ainda retirando insetos de pequenos orifícios usando gravetos. Quando se distancia do bando para se alimentar, mantém contato vocal, manifestando-se com uma variedade de sons.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe do Setor de Meio Ambiente.